quarta-feira, 11 de setembro de 2013

11 DE SETEMBRO



Há exatamente 12 anos, a caminho de um Festival de Teatro parei num posto de serviço para dar as papinhas a uma menina que estava com quase um ano. Umas 11 horas. A mesma hora que agora estou a escrever do outro lado do mundo. Um grupo de pessoas olhava para uma televisão. Parados ali, de boca aberta, de pé, no meu do caminho. Pensei:"Que alienação! Tudo embasbacado em frente à tv!" Não liguei e continuei o meu caminho. Uns kms mais à frente paro noutra estação de serviço. A tv mesmo em frente à mesa. "O que é aquilo? Um filme? Uma noticia? Estranho..." A mesma imagem que se repete incessantemente. Um avião contra uma torre. Que estranho... Não demorou muito tempo para me inteirar. Muitas hipóteses se colocaram de quem tinha cometido o atentado. Inclusive Cuba! Confesso, desculpem se firo susceptibilidades, que tive um "prazer" semelhante aquele  quando os toureiros  levam uma cornada no meio das nádegas, mesmo no olhinho cego que normalmente não está à vista em praça pública. Maltratam os animais, neste caso os touros, é o que merecem!... No caso das torres gémeas é que morreram muitas pessoas inocentes.Mas na hora, naquela fracção de segundo o que brotou do mais recônditro do meu ser foi:"Acham-se os donos do mundo, promovem guerras, ditaduras e bombardeios é o que merecem. Merecem isto e muito mais!" Porém, volto a repetir morreram muitos inocentos. Muitos, mas muitos. Como tal lamento pelas vitimas daquele atentado horrivel. E o mais sinistro é que o pensamento que me ocorreu diante de tantas hipóteses de quem poderia ter sido... Foi! Ladies and gentelman! Now, something completely different! Eles próprios!...Os "amaricanos" com as suas perversidade. Ezimios em inventar a doença para depois inventar a cura!... Sempre com o objetivo, lá está, de imperarem e lucrarem. Lamento, mas a história do Bin Laden mais os seus muxaxos está muitoooooo mal contada.

Há exatamente 40 anos andava eu a caminho de sair do liquido amniótico quentinho, mais dia menos dia. Do outro lado do mar, mais propriamente no Chile havia um golpe de Estado promovido pelos amiguinhos americanos. O máximo! Outras ditaduras militares na América Latina já estavam curso para combater o comunismo, que também não é flor que se cheire enquanto regime autoritário. Porém, o regime de Salvador de Alende era um regime democrático que defendia a liberdade de imprensa, o pacifismo e.... a reforma agrária.

Pois é, há quarenta anos atrás a menina Ana fazia umas piscinas de liquido amniótico na barriga de sua mãe, enquanto cá fora os dias estavam contados para uma longa ditadura fascistas de 48 anos no seu paízinho à beira mar plantado com visões estreitas... Tão estreitas que enquanto a Inglaterra, a França e outros países europeus já tinham descolonizado 20 anos antes, o Portugalito matava os seus cidadãos na idade mais vigorosa numAguerra colonial que durava há 12 anos.

Há 40 anos atrás no Brasil que também "desfrutava" de uma ditadura militar desde 1964, era feita esta linda música dos Secos e Molhados:

MULHER BARRIGUDA

Mulher barriguda que vai ter menino
qual o destino
que ele vai ter?
que será ele
quando crescer?
Haverá guerra ainda?
tomara que não,
mulher barriguda,
tomara que não...

A 26 de Setembro de 1973 nasceu a Anita Menina Rabina asmática de pernas tortas. Porque será? Talvez porque o mundo cá fora nem sempre seja muito respirável. Com as pernas tortas porque dava jeito à indústria ortopédica ou porque quem nasce torto tarde ou nunca se endireita? Mas existem algumas vantagens em ser-se torto. Uma delas é que fica mais fácil de dançar por entre a chuva a outra é "como o outro diz", o Zé Mário Branco diz: "Não me emprenhem mais pelos ouvidos!" E já agora, não me emprenhem mais pelos olhos! Nem pelos sentidos! Peço todos os dias ao universo para que não nos nivelemos por baixo. Aquele argumento que o outro é fundamentalista ou sub desenvolvido... Uma balela! Pode até ser verdade! É verdade! Todavia, um alibi para não nos emanciparmos a nós mesmos. Ahhhhh o outro é assim e assado, então eu sou muita bom! Ou!! Eu não sou lá grande coisa mas o outro é tão mau ou pior!... E lá vamos nós contetinhos, reconfortadinhos, aos saltinhos pelos corredores afora da vida, com ideias pré feitas, perfeitas, rarefeitas sobre nós mesmos e os demais . Num "aahhh é assim! Não tem jeito!..." Porém... Se cada um abrir o olhito e arregaçar a manguita da sua blusita e fizer o seu quinhãozito, talvez o rumo do fumo até fique melhorzito, mais respirávelzito.

A piU
bR,11.09.2013






Sem comentários:

Enviar um comentário