segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PRIVILÉGIO E OPORTUNIDADE? TEM DIFERENÇA OU É A 'MEMA' COISA? - I


Gostaram deste look nerd, de este ar profundo, conjecturalde intele que tu al. São 'ólicus' a sério! São 'si' senhora! Não sei se é da idade, do tempo a olhar para a telinha, o livrinho mas o que é facto é que o olho tá pitosga. Os olhos! O olho! Já agora! É os óculos ou o óculos? Na minha terra são os óculos, além da palavra ser plural são duas lentes. Mas o óculos também está certo. É um só objeto. Isso é motivo de discussão inter continental? Não existem coisas mais importantes para debater? E ali (ou lá?) no muro é grama ou relva? Ahhhh Pegadinha! é trepadeira. Espera aí! Vou ver se aqui se fala trepadeira, pois pode-se levar para um sentido erótico e logo a pessoa é mal interpretada e ao limite alvo de insinuações... Ufa! Respiro de alívio! É a mesma palavra. Tem um livro do Italo Calvino que em italiano é 'El barone rampante" cuja tradução em Portugal é " O barão trepador". Ihihihih uhuhuh Ai credo! Pára com isso. Claro que aqui no Brasil não é... Deixa ver. " O barão nas árvores". Pronto, impecável!

'Barão' é uma gíria que os mochileiros no Brasil, pelo menos foi com eles que aprendi, é o sujeito ricaço 'cheio da mordomia'. O feminino é 'baroa'. Já playboy, segundo essa tribo, é o cara que se acha o bambambam e pode gozar de algumas mordomias ou nenhumas, mas gostaria de ascender ao lugar daquele que o oprime por isso já vai ensaiando.

Há um tempo atrás aqui a caixa de óculos, mas só de vez em quando!, assistiu a um documentário sobre rappers na periferia, não lembro o titulo, e um deles falava mais ou menos assim: " Quando o cara começa a ter fama e a ganhar grana ele baixa a bandeira da comunidade e da opressão e não quer dividir, não quer compartilhar. " Pois é! Uma fala bem lúcida!

Assim sendo, qual a diferença entre privilégio e oportunidade? Tem diferença ou é a 'mema' coisa? É pecado ser ou tornar-se priviligiado? O que é pecado? Achar que não se merece usufruir duma bela oportunidade ou que o melhor é ter o discurso do sofrimento " que isto está mal para todos", porque já não pode trocar todos os anos de carro e se vai falar que está tudo bem ainda alguém pede ajuda? O que é privilégio e oportunidade para uns não é para outros? Quando se ocupa um lugar de privilégio é normal e aceitável não estar nem aí para os outros? Nem perceber ou fazer de conta que não tem nada a ver com isso. Bueno, yo que sei?

Até ao próximo texto!

Beijus

A Piu

Br, 24/01/2022

 

Sem comentários:

Enviar um comentário