quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

CARTA ABERTA E CONFISSÕES A ELZA SOARES

 

Querida Elza Soares,
hoje partes para uma outra dimensão, a dimensão da memória. Eu tive uma professora de filosofia que dizia que a pessoa só morre quando a última pessoa que se lembrar dela se esquecer ou morrer. Bom, não será assim ou mais transcendente, mas o que é facto é que tu permanecerás na memória de muit@s de nós. Partiu uma estrela de 91 anos com uma vida extremamente trágica, dois filhos que morrem de desnutrição nas primeira ssemanas, fruto dum casamento abusivo e pedofilo, um filho dado para adoção por falta de recursos para criá-lo, uma filha que é sequestrada ainda pequena pelos cuidadores enquanto tu trabalhavas no inicio dos anos 50, outro filho ( na foto), perde outro filho dos oito já em idade avançada por doença. Teve uma relação polémica de 17 anos com o futebolista Garrincha de quem sofria de maus tratos. Entraste em depressão, tentaste o suicidio, passaste a ser usuária de drogas pesadas e levantaste-te de novo e cantaste como uma mulher do fim do mundo até ao fim do mundo.
As minhas histórias de abusos por parte de homens olhando bem não são nada, mas também são muito. Se me permites aproveito para me libertar aqui dessa babaquice, dessa boçalidade de homens, por acaso todos brasileiros e por acaso nunca me aconteceu com mais ninguém a não ser com esses três num dado momento simultâneo. Não significa que em outros lugares não hajam abusos. Um deles era um ex companheiro, pai da minha primeura filha. Um clássico, não? Os pais dos nossos filhos, em alguns casos, acham que podem tratar de qualquer jeito e ameaçar de coisas muito piores e ainda veem com um choradinho de vitimas.
Para mim, mulheres como tu não temerem assumir publicamente que foram vitimas de violência doméstica é duma coragem extrema,porque é a tua palavra contra a do(s) agressor(es) e é uma exposição da tua vulnerbalidade e dor, Vou-te contar aqui uma situação tão absurda, mas que não deixa de ser abusiva. Já muito depois de me ter livrado, que é mesmo assim, do ex companheiro pai da minha filha, que naqueles dois/ três anos de convivência e sobressalto eu já nem sabia se havia de rir ou de chorar ele sempre voltava e volta tal qual fantasma da casa assombrada para encher a paciência de mentiras, acusações e outras enfermidades. Abandona, não se responsabiliza e ainda volta de quando em vez para chatear ( num espaço de 6/ 7 anos. deve ser porque 7 é um número mágico...)
Aquele ano de 2014 começou logo bem. Um tal de Rodrigo Pereira ( nome falso) envia um e mail. Vejamos alguns trechos:
"Você é muito badernera, love you 😊 E o seu blog é bacana." Pergunto se ser baderneira é bom ou ruim: Eu acho bom baderna. Imaginei que iria ficar confusa, de qualquer
forma não seria possível nos conhecermos, eu não sou uma pessoa real.
Espero que não se incomode com um elogio de um desconhecido. Eu só
estava curioso para saber se iria responder, e o que escreveria.
Parece divertido escrever para pessoas que não se conhece. 😊"
Como eu já tinha passado por vários litos entre 2012 e 2014, estando nós em Janeiro e a minha avó viria a falecer em Fevereiro, respondo: " Sim, viver é divertido."
depois de vários blá blá blá acerca duma paquera duvidosa continua:
" Me parece que o momento que se diz que se gosta de uma pessoa é o
momento de uma intrincada árvore de escolhas, dúvidas e conjecturas
por parte da outra pessoa. Como se o ser humano por natureza nascesse
para viver isolado, ou então apenas estabelecendo relações de
"comércio" entre seus pares. O primeiro pensamento é "o que vou
ganhar com isso"? Como se o sentimento de afinidade que uma pessoa
possa ter por outra, mesmo que à primeira vista, fosse algo
extremamente incomum, artificial, ou então disfarce para alguma
conspiração maior. Está com medo da conspiração? Você logo correu
atrás para resolver o mistério, não é mesmo? Eu devo ser de Suzano...
concluiu. hahahaha... fique com a sua conspiração."
Estamos diante dum sujeito letrado, cheio de lábia. Refere-se a Suzano, porque eu tinha um conhecido de lá duma companhia de teatro profissional e que por acaso é gay, mas ele deve ter achado que tinhamos um caso. Por acaso o fulano é charmoso e boa gente, mas tem orientação sexual. Pena.
Nos entretantos eu já tinha percebido quem era o fulano. Frequentava o mesmo Instituto da Universidade, só que em filosofia. Até hoje eu pergunto se ele entendeu bem a parte da Ética. Eu estava tão pelos cabelos com a piadinha sem graça que aconselhei um livro de budismo Zen. Furiosa a aconselhar ler Zen. Ahaha. Daí o cara pálida responde:
Feb 4, 2014, 7:5
" kkkkkk... não leia essas coisas, esses livros são feitos para donas de casa de classe média maltratadas.
Estes kkkkkk como deixam mareada!... Pergunto: e o que são donas de casa classe média? o que é classe média aqui no Brasil? e o que é ser maltratatado
?'
Sem resposta....
Ana, sabe porque se conta piada de Português no Brasil?
Aqui a Ana responde:
" porque se conta? até adivinho, visto que o seu nome é português. talvez já tenha sentido na pele (ou não. mas se sentiu imaginos como se terá sentido) posso dar uma dica... porque a incapacidade do pessoal se rir de si próprio é escassa. rirmos-nos de nós mesmos manifesta humildade e inteligência. também se porque se conta piada de português, porque aqui a desigualdade de oportunidades, as relações de poder são tão grandes e mesquinhas éque cada um quer se mostrar mais inteligente que o outro e não se toca que ao rir-se do português lerdo e colonizador está-se a rir de si mesmo. também penso que não é pela erudição dos livros que as pessoas se destacam. destacam-se por serem empáticas, caso contrário perpetuam relações de violência e descriminação. piada de português, brasileira bunda na Europa, brasileiro querendo ganhar vantagem na Europa e outras xenofobias não tolero. sou intolerante com a intolerância e descriminação que é um ato de violência. como tal, se quiser manter um diálogo sem baixar o nível pode contar comigo. sublinho ainda que tenho amigos de todas as cores, etnias e nacionalidades. como tal agradeço que o nível não baixe assim como não cou comparar as minhas leituras com as suas, muito menos estudiosos e praticantes das suas teorias, como o brasileiro Sérgio Veleda. tenho amigos brasileiros desda a minha infância em Portugal e trago-os em boa conta. grata
Rodrigo Pereira: " kkkk... confesso que fui preconceituoso em achar que a burrice é uma propriedade dos portugueses quanto ela é adotada amplamente. Mas a piada não teria sentido se dissesse que você seria só uma burra entre tantas outras burras. Sem falar que isso se tornaria muito impessoal. Eu tinha algumas escolhas para se fazer a piada: Um papagaio, uma freira e um português. Por razões óbvias escolhi a ultima. 😊 "
Lá vem o kkkkk. Ooooommmmm
" Acho que não tem nada a ver esses emails. Já falei que foi engano. E não há muitos interesses em comum para que nós possamos manter uma comunicação produtiva. Acho que vou te mandar para o spam... me desculpe a indelicadeza, mas é que existem pessoas que trabalham e não tem muito tempo para esses tipos de email.
ciao"
Pronto, e assim a pessoa que é mal educada, mal formada e depois fala que ela tem que trabalhar, como se fosse honesta e trabalhadeira e a outra um desocupada sem eira nem beira, tampouco familia para cuidar. NÃO SOU TUA MÃE, PÁ E JÁ TENHO AS MINHAS. E também se achas que sou uma novinha descoladaça que bate palmas quando o descoladaço faz uma poia no meio da sala citando autores tás enganado. Ah! E respeito às novinhas! Combinado?
Depois, mais tarde, para aí um ano depois descobri em spam que me invadiam este e mail de várias cidades do Brasil desde o Rio, a ao Recife como a Sumaré. Desse enxurilho de invasões mantive este para abordar o meu ex.
em Windows" - Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2014 às 20:09. Este dispositivo foi adicionado à tua conta.
Sistema operativo: Windows 7
Browser: IE
Localização: Rio De Janeiro, RJ, BR (IP=186.246.245.248)
Falou que não era ele e ainda tive direito aum monte de impropérios, dede ser colonialista capitalista do pior a ser palhaça sem graça e artista de teatro de m...da.
Também havia um fulano desse mesmo Instituto que mandava mensagens a mim e a outra moça estudantede filosofia e minha aluna de palhaçaria. Nunca o vi, se o vi não sei quem é. Mas parece que o fulano não consegue lidar com a presença de mulheres a estudarem na mesma universidade que ele, um pirralhote que se o visse oferecia-lhe uma mamadeira, entretantanto denunciei as mensagens dele para o facebook sem nunca ter respondido ao fulano porque nem sabia quem era. A resposta dele é esta:
" Isso que você fizeram é crime. Eu sabia que tinham me posto um keylogger, já vinha desconfiando há tempos. Obrigado pela informação.
acuso alguém de espionagem
espiono
Lindo. clap clap clap
Isso é invasão de privacidade enorme.
Quando meu facebook estava fechado pra você, lembra? Como você conseguia olhar?
É disso que está me acusando mesmo?
MESMO? "
Enfim, Elza. Nós temos mesmo que aturar isto? CLARO QUE NÃO! E esta é só uma parte da história. E meter a boca no trombone mais do que um direito é um dever para que outras mulheres tomem coragem de sair do silêncio e não permitir serem maltratadas nem importunadas e pedirem ajudam quando a coisa não pára.
SEGUE EM PAZ, QUERIDA ELZA!
A Piu
Br, 20/01/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário