terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A BANDA DOS EH PÁS - HONRANDO AS MINHAS RAÍZES - XXVI

 

Naquele Verão de 76, pá, formamos aquela banda, pá. Foi uma banda dum momento só para mais tarde recordar,pá. Da esquerda para a direita está a Bia, a 'nha mãe, que no dia de hoje mas no ano de 1985 (por azar) partiu para um outro plano na sequencia do coração não ter resistido a uma anestesia geral. Lição nº 1: anestesiaramos-nos ou deixarmos-nos anestesiar seja lá do que for é muito sério. Como ela sempre dizia que iria morrer nova temos a lição nº 2 que aprendi com o querido Káká Werá, escritor e palestrante indigena Tupi Guarani: cuidado com o que falamos acerca de nós. Usar ó 'eu' é igualmente muito sério.
De seguida temos o João, mê pai, o de polo vermelho. Ainda está aí para as curvas mas com um pouco de mais barriguinha. Lição º 3: quem tem mãe tem tudo, quem tem pai que é avô também tem. O João teve a sorte de não ser convocado para a guerra em África que durou entre 62/74. Lição nº 4: agradecer esse tipo de sorte é muito importante. Segue-se o Pedrito, o mê bro, que esse aí tem cá umas sortes! Nasceu no dia da poupança, na noite do dia das bruxas, do Helloween. Durante a infância ele recebia 1.000$00 do Estado português numa conta poupança, acho que mensalmente. E esta, hein? Lição nº 5: divide aí com o resto da banda ou já gastaste tudo? Depois vem o Ti Zé, o motoqueiro, com o cabelinho à Genesis Band. Também teve a sorte de não ser convocado para a guerra, porque entretanto esta acabou no exato momento que ele poderia ser convocado. GRANDA SORTE. Das duas, várias: ou ía e não voltava, ou ía e voltava traumatizado ou desertava como muitos e tantos e só poderia voltar quando tudo acabasse como acabou com a dita revolução dos cravos. Lição nº 6: nunca esquecer essa revolução que pôs fim a um fascismo de 48 anos, a uma guerra em África de 12 anos e um colonialismo de 500 anos. Quanto à democracia, esta exercita-se com avanços e retrocessos e novamente avanços. De seguida vem a Paula uma prima jovem que teve a sorte de viver a transição do fascismo para a democracia. Como todas as mulheres que já estavam na área e as que viriam a seguir. Uma democracia é muito importante para a condição da mulher e seus direitos, mesmo que ainda não sejam todos alcançados. Nomeadamente salários iguais e divisão de responsabilidades na maternidade, por exemplo.
De seguida temos a meninada! A minha prima Silvia, a de blusa amarela, que provavelmente foi das primeiras mulheres da nossa familia a ter um curso superior, no caso em biologia. Ao lado está uma vizinha que eu não tenho memória logo não vou falar de quem não conheço, assim como a menina de vestido branco junto ao meu pai. E finalmente venho eu com as clássicas botas ortopédicas e dedinhos em V. Para todos os efeitos viviamos momentos Vitoriosos pós fascismo que sempre anda aí à espreita na esquina mais próxima. Por isso é sempre bom recordar quem nós somos para não nos colocarem em qualquer lugar, nomeadamente de bodes expiatórios.Ser portuguesa e português significa também Humanidade e sentido de união, solidariedade e todas essas coisas que nutrem a alma. Depois há os portugueses merreca como há os franceses. os holandeses, os brasileiros, os angolanos, os suecos, etc, etc. Eh pá, gente boa e gente merreca há em todos os cantos do mundo. Quem não sabe disso é playboyziho e playgirlzinha suburbana, nham nham nham. Quem diz é quem é! Lava a cara com chulé.
Lição final: viver é uma grande lição, porque afinal não viemos só aqui a passeio, pá. E é uma grande sorte estarmos viv@s com todos os desafios ca vida nos oferece,pá!
A Piu
Br, 11/01/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário