sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

QUIS SABER QUEM SOU E O QUE FAÇO AQUI - série povo português

 E foram limpando as cidades. Há muito que as aldeias, conhecidas por santas terrinhas, já eram fantasmas. Migra que migra e torna a migrar o vira do migra ainda dá que falar! Uns migraram há muito nos navios atravessando mares, atrás duma vida melhor. Uns utópicos, muitos outros  miseráveis e trabalhadores obstinados viraram gananciosos, como tantos outros emigrantes de outras partes. Alguns oprimidos almejam serem opressores. Uns saíram com passaporte de coelho em pleno fascismo, isto é sem passaporte, sem documentos concedidos pelo governo do Sal Azar, calcorrearam montanhas e valados a pé expostos à guarda civil espanhola que batia pala a Franco. Muitos ficaram pelo caminho no enclave do Pirineus, traídos pelos que recebiam dinheiro para os passar. Portugueses e portuguesas, nos idos anos 60, fugindo da guerra e antes e depois fugindo da pobreza e precariedade.

 Esse é o povo da terra onde nasci e cresci. Uns em França, Inglaterra, Suíça, Alemanha fazendo o que os da terra não querem fazer. Outros partiram igualmente com uma mão á frente outra atrás para o outro lado do oceano. Venezuela, Brasil, EUA. Há portugueses por toda a parte do mundo. Assim como brasileiros. Muitos são estreitos das ideias. Reacionários. Defendem governante com um discurso de ódio contra os seus próprios eleitores, veja-se os emigrantes portugueses que defendiam o Le Pen em França. Mas nem por isso merecem desrespeito. São pessoas que lutaram e lutam pela sua felicidade, mesmo que não concordemos com as suas escolhas de acumulo, ostentação e aparência. O Brasil é constituído por emigrantes, além dos povos originários que ainda são desconsiderados por muitos e pelos afro descendentes de escravos que ainda são segregados e criminalizados.

Nos últimos anos das grandes cidades do meu pequenito país foram banindo a sua população. Uma higienização. Quem não conhece essa estratégia lucrativa para a especulação imobiliária e contratos de trabalho  precário, isto é prestação de serviços? Os pequenos comerciantes, com as suas lojas e pequenos restaurantes foram fechando ali por 2010/ 2017 sensivelmente.  Agora a cidade está mais limpa e gourmetizável dando uma de castiça. Nos entretantos os governantes mandaram os qualificados embora. AGORA SIM ESTAVA BOM DEMAIS VIVER EM PORTUGAL DESDE QUE VIESSES COM CAPITAL PARA INVESTIR, COM UMA APOSENTADORIA DO TEU PAÍS, UMA BOLSA DE ESTUDO OU A TUA MÃO DE OBRA BARATA!


ETERNO RESPEITO AOS MEU CONTERERÂNEOS PORTUGUESES, MESMO QUANDO SE CANSARAM E DESISTIRAM DE LUTAR. MAS CONTINUAMOS VIVOS. MUITO AMOR GENUINO PARA NÓS TODES SEM MENTIRINHAS GOURMET!

A Piu

Campinas SP  05/02/2021



Sem comentários:

Enviar um comentário