segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

ESTERÓTIPOS QUASE VERDADE MAS TAMBÉM VERDADE

 

Dedico estas singelas letras amontadas em palavras que se amontoam em frases e parágrafos à minha querida amiga de longa data Susana, Piupi, Suhi, Susi. Há 31 anos a rir juntas sempre das mesmas baboseiras! 

Nós portuguesas somos muito sensuais quando o bi gode se eriça! Em chegando a mostarda ao nariz uma das lentes cai e continuamos impávidas e serenas sem dar por nada. Já me aconteceu sair de casa, pegar o elétrico/ bonde, ir à secretaria da escola, pegar a filha e só depois de uma hora ela avisar-me que faltava uma lente nos meus óculos escuros!!! Isto sim é verídico!!!

Pessoal, galerada, malta amiga e afins! Estereótipos são estereótipos, podem ou não representar-nos! Existem tiques coletivos que se tornam estereótipos. Eu já me peguei várias vezes a reproduzir esses tiques. Solução: auto observarmo-nos, mesmo que falte uma lente, e rir de nós mesmos! 

Essa é uma das grandes caraterísticas de uma grande parte dos portugueses! Gostar de rir do seu próprio absurdo. É liberta dor!!! Outra característica boa. ótima, excelente: quando falamos para alguém 'Amo-te' é porque estamos mesmo a sentir. Raramente o dizemos, mas quando dizemos é a valer. O ' ti amo' nós substituímos por 'curto-te bués' ou ' amig@ do peito' - isso está no combo da amizade leal. 

Também não usamos a expressão: ' Ai que ódio! Vontade de te matar!" As palavras têm força e energia e relembram-nos uma realidade que infelizmente é banalizada no Brasil: tirar a vida a outra pessoa com uma facilidade estonteante. Defender o porte de arma também não faz parte da realidade da maioria dos portugueses. Somos generosos em muitos e variados casos. Por vezes até chega a ser chato. Como temos uma das melhores gastronomias da Europa ocidental, para mim isso é um facto, empanturramos as visitas de comida e bebida e ficarmos ofendidos se não aceitam. Quem não é assim não tem que se sentir ofendido e quem é e gosta de ser exageradamente generoso deixa-lo ser. Normalmente cumprimos com a nossa palavra embora muitos tenham uma grande dificuldade na pontualidade. Isso a mim deixa-me com o bigode em pé, mas o meu yoga já me disse: 'Piu, a vida é curta e bela demais para querer mudar os outros mudares-te que já é um grande passo'. E eu, naturalmente, escuto o meu yoga e desequilibro-me de quando em vez mas sempre mantendo o estilo como  dá para ver na foto. 

Ah também somos um povo de poetas e sonhadores!


A Piu

Campinas SP 08/02/2021


Sem comentários:

Enviar um comentário