domingo, 7 de fevereiro de 2021

ESTERÓTIPOS QUASE VERDADE MAS TAMBÉM VERDADE

Cá para mim nós somos um povo chato. Sim, somos chatos. Cheios de ais e uis. Nunca nada está bem, mas deixa estar como está. Isso além de chato é frustrante. A chamada revolução de café. Sempre a choramingar e a reclamar.Algumas vezes de barriga cheia.. ( por conta do consumismo fruto do trabalho seja este precário ou não. Só para os vias das dúvidas fica esta ressalva) Nada agradeceremos, nem que seja o simples facto de estarmos vivos e revelamos-nos  ( extremamente) irratadiços quando as coisas não correm como gostaríamos.  arrogância provinciana.... Chegamos ser mal educados com alguém que nos atende num balcão ou nos seve a uma mesa. Sim, isso são características dos nós portugueses, quando não estamos atentos! Acrescido a isso  os empregados de mesa portugueses, principalmente das cervejarias e restaurantes mais antigos. são estúpidos. Literalmente estúpidos. . Acham que estão a fazer um favor aos clientes e que o seu posto de trabalho é vitalício sem clientes. Daí chegam os trabalhadores brasileiros e ganham aos quilômetros na gentileza e no profissionalismo. Como os brasileiros seguram a onda ao viver em Portugal.... Fora de brincadeiras!!! Eu não estou mais para isso. De verdade. Adoece a alma. Pelo menos a minha que fui uma criança asmática.

Como somos chatos, também somos leais. Um amigo que é amigo é PARA TODA A VIDA. Não fazemos  o favor de seremos falsamente simpáticos quando não estamos para isso ou a coisa cheira a esturro

Somos oriundos dum enclave peninsular entre o o oceano e o resto do continente europeu. Auto nos denominamos de cu da Europa, o que isso quererá dizer para cada um de vós outros é de vossa única e  exclusiva responsabilidade. Rimos quando descobrimos que  os brasileiros glamourizam Portugal por estar na Europa. E COM RAZÃO ! Sofremos do síndrome do patinho feio em relação ao resto da Europa ocidental e o síndrome da cafonice, do complexo de superioridade, em relação aos países do sul, principalmente  as ex colónias africanas e também Brasil. No caso do Brasil ainda estou em fase de entendimento... Pois em muitos aspectos o Brasil está muito mas muito mais avançado que Portugal, mas tenho amigos portugueses que não curtem muito brasileiros.... Cada um com a sua experiência... Acham-nos 'armados ao cucos' ( se achando os maiorais querendo levar vantagem. Sim, se chegam achando que os portugueses são burros ou que os mesmos lhes devem alguma coisa é no que dá . Eu também não curto isso. Quem curte...). Sim... Eu já conheci uns assim... Mas também já conheci pessoas brasileiras infinitamente generosas como nunca conheci em Portugal! Infinitamente grata a essas.  Eu sinto muito carinho pelo meu povo português com as suas merdinhas que precisa de rever. Mas o povo brasileiro também! Assim como os países que se acham muito avançados é pura arrogância em relação aos outros. Todos os povos do mundo inteirinho precisam de se reverem , no que se trata ao machismo, racismo, xenofobia, classicismos, transfobia, consumismo etc etc mas por agora falemos desses dois.


A Piu 

Campinas SP 07.02.2021








Sem comentários:

Enviar um comentário