terça-feira, 5 de maio de 2015

OLHOS DE VER


Eu sempre fico muito impressionada quando do meu pequenito país à beira mar plantado atravesso os Pirineus e subo até aos nortes da Europa. E no meu idealismo romântico, entre uma bom selvagem e boa civilizada ( seja o que isso possa significar....) penso como quase toda a gente que vem dos países periféricos aos considerados desenvolvidos:" Que organizados! Como as coisas aqui funcionam! Porque é que todo o mundo não vive nesta harmonia social?"
Depois surge aquela frase do inspirador Eugenio Barba ( não o vou apresentar como mestre porque tenho algum temor de cair em seguidismos. E como quase todos sabemos o seguidismo cega): 'A Europa é um hotel de luxo medíocre."
Olhando de perto e à distância cheguei a uma conclusão que talvez muitos já tenham chegado: A velha Europa está cansada porque carece de auto consciência, de observação profunda de si mesma. Em suma, carece de espiritualidade.
Os europeus, duma maneira geral, tem um pensamento cartesiano. Compreende-se. Depois das instituições religiosas terem feito ao longo de séculos das suas as pessoas não estão para religiões. Mas não é disso que se trata a espiritualidade. Aliás, a espiritualidade está para a religião como os grandes ideais humanistas (que é espiritualidade) estão para os partidos.
As pirâmides egípcias lá estão até hoje para deleite das massas turísticas e para curiosidade de historiadores,arqueólogos e outros. Mas essas pirâmides foram feitas por quem? Por escravos. Os livros de história ilustram isso.
E a velha e civilizada (?) Europa tem sido construída, reconstruída e mantida por quem? Pelos países periféricos, os ditos em vias de desenvolvimento. É não é? Neo escravatura camuflada de democracia europeia.
Mas para que a coisa se mantenha do jeito que está, vertical e desigual, há sempre que favorecer alguns, normalmente uma massa que se deseja critica e até se considera critica. Hoje a Angela Merkel favorece o seu povo alemão com o discurso que é anti nazi, que a história não poderá repetir-se. Porém....
Fechar os olhos para observar ou fechar os olhos por que não se quer ver há um fosso tão grande como a distância que vai duma favela a um condomínio fechado.
Ana Piu
Brasil, 05.05.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário