quinta-feira, 28 de maio de 2015

FASCISMO NUNCA MAIS


A 28 de Maio de 1926 iniciava-se uma longa e sinistra noite escura em Portugal que durou 48 anos. Nesse ano a minha avó faria 4 anos. Em 1932, tinha os 10 anos que agora a minha filha completerá. Nem metade dos sonhos e oportunidades a minha avó teve em relação a mim e à sua bisneta. Aprendeu a ler e a escrever, mas nunca foi professora primária como desejava. Aprendeu a servir os outros e aceitar a sua condição. Neste ponto não tenho vergonha absolutamente nenhuma de dizer que as minhas origens são pobres, de explorados. Vergonha tenho daqueles que da sua origem se esquecem e exploram, achando que o trabalho dos outros não vale nada e que a força de trabalho é para se roubar mesmo. E quem tem a mania que é fino e despreza os pobres... Vai dar banho ao cão! E não venha com caridadezinhas. Pode metê-las num lugar que todos sabemos. Seja bem vindo quem vier solidário.
A 28 de Maio, em plena Primavera os últimos resquicios de sonhos republicanos esmureciam, as lutas operárias e do campesinato eram reprimidas. NOVENTA POR CENTO DA POPULAÇÃO ERA POBRE E ANALFABETA. Muitos emigraram, outros perseguidos pelo regime fascista, muitas vezes foram presos, torturados e mortos. As pessoas tinham medo de pensar e falar. Não podiam. E depois havia sempre os "engraçadinhos" que bufavam, delatavam. Alguns ainda andam por aí. Talvez tenham se convertido em alguma coisa para se redimirem ou então ainda acham que no tempo da outra senhora é que era bom. Ai! Ao fim deste tempo até dá preguiça dar dois abanões nessa malta. Coitados!...
Imagine-se dar uma bengalada com a própria bengala da pessoa, que deve ter uma pensão miserável e ainda se convence que antes ainda era melhor... Passaram-se 41 anos depois da queda do fascismo, mas os resquicios ainda se sentem. Pessoas despolitizadas, partidos sedentos de poder, sejam de esquerda ou direita. Mas uma coisa tenho a certeza! Um partido de direita no pleno termo da palavra e da ação não valoriza a educação e a cultura no sentido democrático e libetário. Só para ficarmos nestas duas áreas socais.
AH! E APETECE-ME ESCREVER PORQUE É ISSO QUE PENSO E SINTO: SER DE DIREITA É CAFONA, PIROSO, BREGA, TRISTE, GANANCIOSO, INSENSIVEL, ESTÚPIDO. Embora haja uma malta que se diz de esquerda que também não fica atrás. Mas esses são de esquerda assim como eu sou astronauta ou modelo do Armani. Enquanto houver sede de poder e muito ego e super ego descompensado... Fazer o quê?
Ana Piu
Br, 27.05.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário