quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PARA VIVER COM GRANDE AMOR

Algumas considerações e adaptações do PARA VIVER UM GRANDE AMOR do Vinicius de Moraes. Espero que gostes, querido Vinicius.Vou esrever em maiúsculas para destacar das tuas palavras, não por que as ache mais importantes. Nada disso!  Uma questão de distinguir as tuas palavras que já lá estão das minhas que chegam ao fim de décadas.



"Para viver COM grande amor UM GRANDE AMOR, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso (VINICIUS! RISO É IMPORTANTE! MUITO IMPORTANTE! SEM HUMOR COMO EXISTE AMOR? O SISO É IMPORTANTE MAS COM SINCERO SORRISO ATÉ CHEGAR AO RISO!)— para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher (VINICIUS! VINICIUS! QUE POSSO DIZER DISSO? TAMBÉM ACHO. UM JÁ DÁ TANTO TRABALHO, MAS CONHECI UMA MENINA LÁ NO RIO QUE ME VAI ENVIAR UNS TEXTOS SOBRE AMOR LIVRE. DEIXA VER! OPEN MY MIND MAS COM SISO!)
; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor. (SE FOR PARA NOS ACHARMOS O MÁXIMO MAS SEM CONTEÚDO NEM COM UMA PESSOA TALVEZ VALHA A PENA. DAR UMA VOLTINHA PEL CAMPO OU JUNTO AO MAR TALVEZ REFRESQUE AS IDEIAS)

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro (É BOM ENCONTRAR CAVALHEIROS) e ser de sua dama por inteiro (SIM! A FRAGMENTAÇÃO PÓS MODERNA SÃO CACOS QUE QUEBRAM O CORAÇÃO)— seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor. (POIS! AMIZADE ANTES DE TUDO! VAI QUE A COISA ATÉ QUE NÃO DÁ CERTO, PELO MENOS GANHOU-SE UM AMIGO. JÁ AS ILUSÕES... FAZEM PARTE. MAS CUIDAR O OUTRO NA PONTA DOS DEDOS... OPA QUE DESAFIO!)

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor. LIBERDADE! LIBERDADE! LIBERDADE DE SI MESMO, DE NÓS MESMOS. NÓS, OS PRINCIPAIS CARCEREIROS DA NOSSA LIBERDADE. LIBERDADE DE SER, E ESTAR E ENTREGAR-SE. POIS. POIS... POIS... PARECE-ME QUE POR VEZES CONFUNDIMOS ENTREGA COM PERDA DE LIBERDADE. NÓS, SERES VIVENTES, SOMOS MUITA MALUCOS! UNS EQUIVOCADOS!)

Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô (PARA QUÊ JUDÔ? UMA VEZ LEVEI UM PISÃO NUM TREINO DE JUDÔ DA MINHA AMIGA TÂNIA.  O DEDO PEQUENINO DO PÉ FICOU INCHADO DURANTE MESES. TINHA 8 ANOS E LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE)— para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. MUITO PEITO, MESMO. MAS NÃO PRECISA DE IR NA MALHAÇÃO, NÃO!  É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor. ENFIM, ENCANTAR-SE. ALIÁS ADMIRAR POR DENTRO E POR FORA. ADMIRAÇÃO E RIR JUNTO.

É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. FLORES! QUEM SE LEMBRA DE OFERECER FLORES? EU CURTO DAR E RECEBER. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões (ESTE VINICIUS SAIU-ME CÁ UM GOURMET DE GOSTOS SIMPLES) , sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha (DE TOFU!! IHIHIH) com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?

Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto (MAS DAR UMA RESPIRADA SEM PERDER DE VISTA TAMBÉM É IMPORTANTE! UMAS VIAJADAS E DEPOIS VOLTAR. SEM DESFOCAR! NO MEU PONTO DE VISTA, CLARO!) e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia (VINICIUS É O QUE TENTO, MAS A MARCHA É TITÂNICA. MAS VALE A PENA) — para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque! UM VINHO DO PORTO PODE SER? OLHA LÁ OS GOSTOS REFINADOS NOS TRÓPICOS!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva oscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor. UMA QUESTÃO DE SORTE! UMA QUESTÃO DE SORTE! O INVESTIMENTO TAMBÉM EXISTE. MAS A VIDA TEM ME DITO QUE É UMA QUESTÃO DE SORTE! NÃO É SÓ. MAS PESA. UM PESO LEVE, MAS A SORTE PESA! OLHA! VOU INVESTIR NA SORTE! ESTÁ COMBINADO! (mas não é isso que tenho feito?... o anti heroismo também dá estilo. Enfim, enfim, uma questão de nos rirmos de nós mesmos. NÃO ACHAS VINICIUS?)"

Texto extraído do livro "Para Viver Um Grande Amor", José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1984, pág. 130.





foto: Vinicius de Moraes, poeta compositor, músico brasileiro (1913-1980)

Sem comentários:

Enviar um comentário