segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CONVERSA SINCERA DE AMIGOS



A conversa passa-se no Prcópio's Bar, na rua de trás do café central de São Teotónio das Cruzes. A decoração pretende ser ousada com as paredes pintadas com esponja em laranja e verde elétrico. O dono do bar, o Zé Plin, é fã do Kurt Cobain. Vários cartazes e capas de vinil penduradas na parede. Numa está pintada o retrato do Kurt. Está quase igual. Osa amigos conversam na mesa enquanto mordiscam uns amendoins e bebem cerveja pela garrafa.

- Chavalo, dizes que não tens sorte com as garinas. Qual é a tua chavalo! Qual é a tua man? Ainda não abriste o olho, meu? Vais ficar sempre nessa de não te dares "realmenti"? Queres o quê? Achas cas garinas querem casar contigo e depois tu dás as tuas voltinhas ou até nem dás mas parece que dás e as garinas vão aguentar essa merda, meu? Queres o quê man? Tu nem sabes sas garinas querem casar!! Coloca-te à altura man! Tem garinas aí bué da fixes, que estão na boa...

Mas olha man, vou ta contar. Eu curtia bués da Rita e arrependo-me de não ter estado na boa com ela. Sabes quem ma ajudou a compreender melhor a cena de cuidar das garinas? Foi nha mãe! Foi ela que me disse que o ciúme lixa tudo! Foi ela que me disse, só depois da Rita já não querer nada comigo. Foi ela que disse que se eu desprezo as garinas, as garinas vão embora. Depois eu queria ficar com bués da garinas para não me sentir só. Mais tarde senti um vazio bués da grande que falei com a nha mãe. E sabes o que ela me disse? "Concentra-te em alguém que realmente gostas e que te trata bem. E trata também bem. Se é para ficar só por ficar, não fiques."

Olha, sabes chavalo? Descobri ca nha mãe é uma espécie de nirvana. Tás a ver? Sabes que eu sou teu amigo. Podes contar comigo. Mas fala ca tua mãe!

glossário:

chavalo- rapaz, cara, chapa, moço, homem, amigo
man- chavalo
garinas- miúdas, namoradas, mulheres, moças
bués- muito
fixe- bom. legal. bacana, supra sumo
ciúme- sentimento nocivo, egoico
casar- prática existente em vias de extinção
tratar bem- valorizar o ser vivo exterior a nós mesmos
mãe- peça importante na formação da humanidade, nomeadamente na sua emancipação
vazio- espaço aberto por preencher de boa energia com conteúdo
conteúdo- o sentido que se encontra para a vida
nirvana- estado que se atinge quando não se vive mais enervado

pipiripipiu
Br, 1.12.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário