terça-feira, 28 de maio de 2013

HISTÓRINHAS PEQUENININHAS PARA ESCUTAR EM NOITE DE LUA CHEIA

















Era uma vez um palhaçinho muito, mas muito velhinho.
Coitadinho do palhaçinho que já estava velhinho e cansadinho de escutar:"Palhaçinho, oh palhaçinho faz-me rir! Faz aí umas palhaçadinhas para eu escangalhar-me a rir. Conta aí umas piadas. Faz umas macacadas." O palhaçinho velhino coitadinho agora teria dre lidar com o facto de ser velhinho e tratarem-no como tal. "O palhaçinho faz aí barulhinho com a tua buzininha para eu me esquecer de mim e considerar-me muito, mas muito mais inteligentezinho que tu." Coitadinho do palhaçinho velhinho. E a maquiagem a derreter-se pelas rugas o tempo todo. Aquela maquiagem que tantas vezes assustara as criançinhas. E ele que gostava tanto de criançinhas (salvo seja! salvo seja!). O palhaçinho velhinho coitadinho que tanto gostava de distrair as criancinhas, das entreter, mas que de vez em quando as assustava com a sua cabeleira e a sua exagerada pintura, mais o fom fom da buzina. Coitadinho do palhaçinho cuja maquiagem derretera com o tempo! Cansado tirou a cabeleira e limpou um pouco a maquiagem. O nariz ficou. Esqueceu-se de tirá-lo ou já o considerava como parte de si. Eis se não quando fez-se luz. Quem o olhava podia ver a sua humanidade, revia-se na sua vulnerabilidade, empatizava com o seu descompasso. Eis se não quando o palhaçinho velhinho coitadinho deixou de o ser para passar a SER. Nem inho, nem ão. A SER e a ESTAR.

A piU
Br, 28 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário