segunda-feira, 20 de maio de 2013

HÁ ESPAÇO PARA TODOS, É SÓ TER TEMPO PARA OLHAR, VER, OBSERVAR, OUVIR E ESCUTAR. ENFIM, SENTIR

O mundo é redondo, dizem. Se junto as mãos em baixo e depois começo a abrir as braços até que as mãos se juntem por cima da minha cabeça, de braços esticados, desenham um circulo. Se círculo numa sala por entre os meus amigos e colegas certamente não me chocarei com eles. Se olho ao meu redor atentamente que espaço ocupo e como o mundo se vai organizando para que cada um de nós ocupe um espaço sem necessariamente ocupar o espaço do outro. Talvez assim evitamos conflitos desnecessários. Eu não bato em você, nem você em mim. Se dou um beijo a alguém permito-me a mim e a quem beijo de ocuparmos um mesmo espaço. Se nos abraçarmos ainda mais!! Uiiiiiii! Que gostoso! Se conto um segredo baixinho posso chegar-me  mais perto da pessoa. Por vezes somos obrigados a dividir um espaço minimo com desconhecidos. Por exemplo, no elevador, na carruagem do metrô, naquele show do nosso cantor preferido. No carnaval! Nas lojas apinhadas de gente comprando em promoções!

O Brasil, assim como o resto do mundo, tem muito espaço, mas por vezes nós temos tendência a viver em cima uns dos outros. Porquê? Alguns de nós vivemos em altissimos prédios de ruas cheias de carros. Por vezes sentamos na mesa grande da sacada uns em cima dos outros. Porquê?  Será que é para não nos sentirmos sós? Temos medo de sentir o nosso corpo de uma forma plena? Quando vamos na praia o que acontece? Um monte de gente montando a sombrinha em cima de outra sombrinha e por aí a fora. Depois caminhamos e um pouco mais na frente o areal está vazio. Na rodovia porque é que os carros se grudam na traseira do carro da frente. Porque querem sempre ter pressa de serem os primeiros e não darem passagem para o outro carro que tenta entra na rodovia?
Porque não param para o pedestre passar?

Porque falamos todos ao mesmo tempo, achando que nos estamos escutando? Mas não nos estamos escutando, não! Porque nem sempre suportamos escutar o silêncio? O silêncio fala coisas tão bacanas!

Porque não respeitamos o nosso espaço e o dos outros?
  
Porque não respeitamos o tempo de cada um? Será que o silêncio e a escuta nos assustam? Será que nos esquecemos que o Brasil, assim como o resto do mundo,é muito grande com muita mata, quintais, praia, ruas largas, por vezes, para podermos abrir os braços , as pernas e convidarmos os nossos amigos nesse jogo/ brincadeira que é nos mexermos e falarmos livremente respeitando o espaço e tempo de cada um.

Ana Piu
Barão Geraldo, 3 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário