terça-feira, 23 de novembro de 2021

HONRANDO AS MINHAS RAÍZES - XIII


Dizem que somos lineares, linear eu sei que não sou
Dou uma voltinha com a saia ao som de circuladô de fulô.
- E vai de roda e gira sem parar-
Linearidade é coisa que não existe
aquém e além mar!
A minha filha diz para os amigos
que sou daquelas que decora a casa com uma flor dentro duma bota
Eu riu, mas riu tanto até cair para o lado
Até endireitar-me e ficar outra vez torta
Essa aí sabe-la bem! Sabe-la bem! Sabe-la bem!
Ora pois pois pois! Não fora eu a sua mãe!
Agora a sério! Mas não era a sério? Era a sério, mas não é, mas é. Já dizia o senhor Budha. Há quem diga que Deus escreve por linhas tortas e há que ler nas entrelinhas porque o que enxergamos num primeiro momento pode não significar nada daquilo que achamos. Volto a insistir nestes fluxos migratórios transatlânticos entre Portugal / Brasil, Brasil/ Portugal. A vida é curta e também é comprida e antes que fique alguma coisa para dizer, daqui da avis rara que nem é assim tão avis rara mas não se importa de ser vista como avis rara quando ainda se mantém naquela idade do " mas porquê"?
Intão bora lá! Senhor e senhora cidadã de nacionalidade brasileira - com fortes probabilidades de ter um pai, uma mãe ou um avô e bisavó portuguesa ou do sul da Europa, por exemplo Itália cuja diáspora veio igualmente em navios para fugir da fome e da pobreza e se tornar mão de obra barata no pós abolição da escravatura - qual a ideia que vossa excelência tem acerca de Portugal? O que conhece antes de decidir ir até lá para viver ou passar um tempo, seja em trabalho, estudo ou turismo? Não, por favor não me responda que o Estado Previdência é todo gratuito e O Exemplo do primeiro mundo e vossa excelência por ter nascido no Brasil considera que o Portugal constituido por trabalhadores e impostos deve-lhe alguma coisa. Que agora é a sua vez de ir usufruir do saque que Portugal fez no Brasil. Bom, talvez essa informação distorcida seja resquicio duma educação pedagógica da ditadura miltar, aquela que aconteceu oficialmente entre 64 e 85. Vamos nos descoisar. Combinado?
Também senhor e senhora cidadã brasileira convido a buscar portuguesas e portugueses boa onda e antes de detectar xenofobia e preconceitos de caracteristicas várias devo-lhe informar que essas mesmas mazelas eu já vivi aqui. Então, antes de ir para um outro país, no meu ponto de vista, conhecermos minimamente a sua história pelo menos a do último século ou década e nutrirmos alguma admiração, não pelo lugar e sim pelas pessoas que possam habitar nesse território, é fundamental.
Vou aqui abrir o coração: quando chegou essa moda pós crise de desemprego e financeira em Portugal de levas e levas de brasileiros a irem para um país que estava e está a se levantar passao a passo irritou-me. Porquê? Porque a grande maioria desconhece que nos últimos 15 anos milhares de portugueses não conseguiam nada no seu país e este também não faz assim aquela grande questão de dignificar realmente os seus cidadãos, veja-se as politicas públicas de apoio à cultura, por exemplo. Há 10 anos atrás haviam pessoas que são biólogas a fazer camas em hoteis. Sim, existem portugueses biólogos ou só agora é que as univertsidades portuguesas ganharam status e são muito boas? Eu fiz graduação em antropologia em Lisboa quando cheguei aqui para fazer mestrado era como se não tivesse feito nada e o mais hilário é que por estar nesse departamento de antropologia eu nem atriz palhaça era para algumas figurass da praça conceituada. Em suma, 25 anos de trajetória suspensa no ar por não ser a Madonna e nem me armar em Madonna. Adoro! Vai ter roteiro! Vai ter criação! Quando nós somos, não somos, mas até somos. Ihihih Eu gosto muito do Brasil e dos movimentos artisticos, sociais que aqui acontecem. Logo escrevo justamente nesse lugar de flor dentro da bota. Chuto mas não chuto. Tiro a bota e sacudo com a flor ao que é equivoco recorrente e oficializado. Sinto a terra com os pés. Enraízo-me com o carinho que eu nutro por esta terra de mil povos feita de sujeitos históricos que gostaria que fosse o carinho dos brasileiros que voltam à terra dos seus pais e/ou avós. Se o lugar é tacanho, travado. Eh pá! O mundo grande! Não se consumam num lugar que não vos é confortável. Não queiram é dar lições de moral a todos os portuguese por tudo e por nada. A pessoas honestas e trabalhadoras e algumas mais conhecedoras das culturas no Brasil que muitos brasileiros que nem nunca escutaram de coração um indigena ou um ser humano da periferia.As suas necessidades, as suas lutas, a sua dignidade de serem escutados e vistos sem paternalismo.
Nós portugueses sabemos que somos chatos. A maioria de nós não curte dissimulação. E preciso de avisar de algo que tomem como um gesto de esperança de estreitarmos laços com qualidade: existe um preconceito em relação aos brasileiros... São falsos, não são tranparentes... Na primeira oportunidade vomitam ranço e ódio fruto do preconceito em relação a Portugal e aos portugueses. Chato isso, não? Para mim é. Eu conheço brasileir@s que não são assim, mas a fama rola fora do Brasil... Portugal tem as suas responsabilidades e dívidas históricas, mas vamos com calminha, com mais informação e empatia.
Quanto a nós portuguese... Além de qualidades, que as temos, também somos chat@s, tanto os libertários como os conservadores. Os conservadores que fiquem lá nas suas varandas a comer charutos de couve e deixem os outros em paz. Mas olhem, ter um amigo ou amiga portuguesa quando se tem é para a vida inteira. Amizade para o que der e vier! Podem crer!
A Piu
Campinas SP 23/11/2021
crédito: Amanda Dumont

Sem comentários:

Enviar um comentário