segunda-feira, 6 de abril de 2015

CINQUENTA TONS DE AZUL

1. Quando deixamos de ser adolescentes não nos podemos esquecer que já o fomos.

2. É chato ouvir alguém dizer:"Ai esta juventude! No meu tempo não era nada assim! Esta juventude está perdida!"

3. Respeitar os mais velhos serve também para respeitar os mais novos.

4. Os adolescentes, como é próprio da idade, acham que sabem tudo e falam como se o adulto como  não soubesse nada.

5. Há adultos que vivem uma eterna adolescência. Talvez ainda precisem duns abanões da vida para abrirem a pestana.

6. É dever dos adultos não negligenciar os princípios éticos que devem passar às gerações mais novas.

7. É direito dos adultos, dos encarregados de educação, dizer:"Eh pá!Espera aí! Não estamos em pé de igualdade! Para todos os efeitos eu sou responsável por ti e há coisas que sim e há outras que não!"

8. É dever e direito da criança e adolescente aprender o que significa Amor no sentido pleno da palavra.

9. Amor não rima com Dor. Quem sente prazer na Dor é porque existe dentro de si uma enorme vácuo, uma carência de Amor.

10. Explicar o que realmente envolve o sadomasoquismo é no minimo um exercício de cidadania. Curtir fazer sofrer alguém ou curtir sofrer é no minimo alarmante.

11. Quando um ou uma adolescente argumenta que a personagem feminina dos "Cinquenta tons de cinza" gosta de levar pancada!... Sente prazer (?!) Man! Alguma coisa aqui não bate certo!

12. Quando o levar pancada é motivo de riso alheio! Women! Pessoal!

13. Quando o espectador banaliza a violência na sua vida! Malta! O que se passa?

14. Quando a pornografia para a família entra nos casa adentro através deste tipo de filmes ou através da cafonada do Big Brother!... Comentários para quê?

15. Quando um grupo de meninas adolescentes fazem corridas de carrinhos de supermercado no parque de estacionamento e o adulto chama a atenção para o perigo de atropelamento, que vai lixar a vida delas e de quem atropela, e estas riem-se e viram as costas! Man!

16. Quando a mãe duma ainda vem desautorizar o adulto na frente da criatura mal educada, reforçando a sua má educação! Tal qual mãezinha e paizinho que desautorizam o professor quando o filhinho não tem sucesso escolar ou é mal educado. Man! Os adultos andam muito afanados no que toca à educação em casa e na hora errada defendem o filhinho e a filhinha quando é para não.

17. Quando eu era adolescente era igualmente impertinente, inconveniente. Porém lembro-me de ficar altamente constrangida quando era mal educada e não tinha razão para o ser. Isto é, quando o adulto chamava a atenção para algo que eu não tinha tomado atenção. Mas isso faz parte do crescimento.

18. Os tempos mudam. O modo de lidar com o corpo é outro ou o mesmo. Aos meus 18 anos a minha avó entrou na sala no exato momento daquela cena picante de um dos filmes do Almodóvar. Fiquei sem saber como reagir! Pela cena que não esperava e pela entrada da menina minha avó. "Ahhhhhhh agora veem tudo! Só porcarias!" Qualquer justificação minha seria enterrar-me ainda mais. Ehehehe

19. Hoje, como mãe, mulher e cidadã do mundo boicote sim esse filme da treta: "Cinquenta tons de cinza".

20. Banalizar a violência é retroceder nas conquistas libertárias do século XX.

OBS: os outros trinta tons de azul mar, céu e ar ficam para quem quiser acrescentar algo que nos dignifique enquanto seres vivos.

Ana Piu
Brasil, 060.04.2015


Ana Piu aos 18 anos





1 comentário:

  1. Concordo com suas palavras sobre os adolescentes de hoje. Atualmente faço parte desse grupo e é ridículo ver como alguns são mal educados com seus pais ou com pessoas mais velhas, que no futuro, serão eles. É claro que em alguns momentos temos lá nossas crises, mas acredito que com uma boa base na infância esses adolescentes poderiam evoluir.

    Beijos,
    Gabriela.
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com/

    ResponderEliminar