terça-feira, 17 de março de 2015

"ILINEARIDADES"




Outro dia um amigo pediu a minha opinião sobre um texto que ele estava a escrever em defesa das cotas raciais no acesso ao ensino superior no Brasil. Eu dei a minha bem intencionada opinião. Depois fui para casa a pensar que as opiniões variam e constroem-se segundo as nossas referências e pontos de vista e leituras do mundo. Óbvio ou quase óbvio. Mas o que é óbvio para uns não é para outros. Mas o que é realmente óbvio é que nem nós nem nada é linear.
A minha opinião acerca das cotas raciais em primeira mão, como estrangeira mãe de uma miúda luso indígena brasileira e outra luso negra angolana, não encontro razão para que a esta altura do campeonato ainda se fale em raças, . Muito menos em desigualdade de oportunidades Enfim, dizem que as bruxas não existem. Pero que las hay hay. Assim é o racismo. E como, infelizmente, o racismo ainda é tão vincado as cotas serão necessárias em pleno século XXI.
Mas como não queria deixar essa oportunidade de reforçar esse meu questionamento, para alguns leviano e mal agradecido, acrescentei que o ensino superior que não serve senão para reforçar uma lógica elitista. Lógica essa baseada na recusa de olhar o todo e sim apenas olhar os seus interesses próprios. É esta a minha opinião até à data. Óbvio que existem excepções. E é com essas excepções que desejo o encontro e o diálogo. Como tal não me considero mal agradecida. Nem tampouco leviana, nem arrogante. Arrogantes são aqueles que querem só capital cultural para si.
Sugeri ao meu amigo universitário incluir Paulo Freire na sua argumentação e também se inspirar nas lutas do Maio de 68 em França.
Ao voltar para casa pensei: "Caramba! Não sei se ele estaria minimamente interessado em incluir uma vez mais referências europeias, quando o que urge é o regresso à identidade!" Depois falei para os meus botões: "Mas qual o problema de referir o Maio de 68 em França?! Se o exemplo for inspirador bora lá!"
Ana Piu
Brasil, 17.03.2015



Sem comentários:

Enviar um comentário