segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

UMA DESCABELADA NUNCA VEM SÓ! - HONRANDO AS MINHAS RAÍZES - XXIII



Reza a lenda que esta minha avó sentia um grande desgosto por ter uma testa grande e que esse desgosto ficou maior quando nasceu uma neta sua com uma testa como a dela. Ao que parece ainda maior. Espera aí! Deixa-me olhar no espelho. É verdade a minha só acaba na curvinha da cabeça, mais acima. Já a minha outra avó, amaterna, a alentejana que cuidou de mim, dizia:" Tens mesmo a testa da tua avó!" Nunca entendi essa obcessão, ao limite implicância com as testas alheias." " Penteia-te! Sempre despenteada com essa testa à mostra!, continuava a outra avó, a da testa pequena mas igualmente despenteada como a sua neta. Parecia que tinha uma nuvem alvoroçada em cima da cabeça, vindo a se enrolar numa longa trança enroladinha cá atrás. Coisa de quem trabalha e não se permite a ter tempo de se pentear a não ser quando se senta à mesa ou vai-se deitar.
Quem me falou que era um desgosto ter uma testa assim, foi o seu filho, o meu pai. A resposta saiu logo na hora:" Olha! As nossas testas são ótimas para fazerem de espelho. A pessoa olha para a nossa testa e já se vê refletida, incluindo a sua própria testa." Esta minha avó, que não era a alentejana, chamava-se Silva. Um nome original, digamos. Já a outra era Santos, que também é um nome incomum. Diz-se por aí que Silva é de origem judaica. Já por estas bandas tropicais, tanto Silva como Santos ( que é um nome concedido aos novos cristãos, por exemplo aos alentejanos que lá muito atrás foram árabes e muçulmanos) foi concedido a pessoas colonizadas, afro descendentes e amerindias, para lhes retirar a sua identidade cultural e linguistica. Um dia escutei uma mulher brasileira afro descendente que Santos é nome de preto e pobre que não tem descendencia europeia, logo não tem Schmitz, Kruger, Fittipaldi no nome. Pronto, aqui está a história de europeus não abastados ou até mesmos pobres, como uma grande parte da população, principlamente nos idos anos 30 e 40 que se chamam Silva, Santos, Silva Santos, Santos e Silva.
Talvez esta minha avó tenha origens judaicas, como o seu marido meu avô. O que é facto é que eles não foram perseguidos nem levados para campos de concentração, pois mesmo assim tiveram a ""sorte"" de nascer e crescer em Portugal que ficou fora da Segunda Grande Guerra e o Hitler ainda não tinha virado os olhos para esse jardinzinho à beira mar plantado. Esta foto é mais ou menos dessa época nefasta que assolou a Europa e também o mundo. Por outro lado, esta minha avó como todos os meus avós e os que vieram antes e depois viviam sob o jugo do regime fascista de Salazar entre 1932/74. Muita coisa, não?Muitos anos de uma noiye longa e escura. Muitos eram analfabetos como esta minha avó que além de cuidar dos irmãos mais novos, cuidava da casa e das cabras para fazer os queijos. Enfim, uma Europa sem glamour e um Portugal rural e pobre cuja população nunca viu o brilho do ouro do Brasil nem dos diamantes de Angola, tampouco usufrui dessa ostentação de saques que em tempo algum foi para investir nas condições de vida do povo. Essa parte já falei outras vezes, mas é só para relembrar aos mais distraidos em relação à História factual. Emitir uma opinião sobre um facto é uma coisa, distorcer um facto não é opinião. É mentira, ao limite, discurso de ódio. Espero não ter de voltar a escutar no Brasil que Portugal vive até hoje À custa do saque que fez no Brasil, principalmente vindo de pessoas universitárias com sobrenomes europeus. Graci! Mas agora já estou preparada e ando a trabalhar o meu humor para não me saltar a tampa por essa ignorància virada lugar comum. Responder com humor é sabedoria e ando a trabalha-la, nem sempre é evidente.... Mas estou no caminho da luz! No caminho do meio! Olarépipu! 😉
Num documentário sobre judeus na Peninsula Ibérica alguém dizia que a sua testa era muito grande, como a dos judeus. Daí tive um clique! Será que a minha avó não gostava da sua testa porque no inconsciente coletivo os judeus além de terem a testa grande não são confiáveis? Já nem digo bons cristãos,porque muitos portugueses não ligavam nem ligam para a missa, igreja e Deus. Porque será?
No Natal o meu irmão pediu ao meu sobrinho para me mostrar o nariz dele que era igual ao nosso: ENORME, tipo bico de papagaio. Pronto, um nariz de judeu também. Nós rimos das nossas carateristicas. Eu ainda tenho mais razões para rir: Testa grande e nariz grande! Além de me terem aparecido duas verrugas no alto da cabeça durante o mestrado e ter caído dois dentes desvitalizados na frente durante essa gloriosa passagem pela universidade. Enfim ,uma top model! Uma atriz atroz de Hollywood ou de Paris da França, só para começar por baixo.
Dizem por aí que ter a testa grande é sinal de inteligência. Não sei a que tipo de inteligência se refere essa lenda urbana... Inteligência de ser expert em alguma área e vencer na vida com isso ou inteligência emocional?
Eu gosto de ser palhaça,porque assim riu-me da mania das grandezas, da competição, das hierarquias por simples disputa de ego que por vezes ocorre no meio artítico, nomeadamente no meio da palhaçaria, da palhaçada, da palhafrita.... Para mim a arte do humor e também de rir é isso. Para outres há de ser outra coisa.... Por isso o mundo é redondo. Ou será plano? A minha testa não é. Existem testas planas? Vou averiguar! Quem sabe trago testemunhas e testemunhos dessa variação de testas. Um dia ainda hei-de cientista, mas só nas horas vagas!
A Piu
Campinas, 27/12/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário