quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

IU UISH IU A MÉRI KRISHNAS! ABDA ÉPI NIU IAR!


 Na minha época, do meu país em que o ano lectivo ( letivo)  começava em Outubro, paráva em Dezembro duas semanas para as férias de Natal, retomava em Janeiro, férias de 3/ 4 dias no Carnaval, duas semanas na Páscoa, férias grandes ( de Verão) de e Julho a Stembro. TRÊS MESES INTEIRINHOS SEM ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS! - Não é chique nem lerdo nascer e crescer em Portugal entre os anos 70 e 80. É o que é e já está. Com a ressalva que nós viviamos a celebração do fim do fascismo e do colonialismo e escutavamos MPB e liamos Jorge Amado, Garcia Marquez. Julio Cortazar e outros. Isto um  parte da populaça, não todos. Claro. Enquanto no Brasil além de se viver uma ditadura militar sempre foi passado aos descendentes de portugueses e europeus  que todos os que fossem portugueses eram exploradores, e não havia nenhum trabalhador explorado. Talvez fose uma maneira de colocarem o cuzinho de fora no que concerne à responsabildade do apartheid que se vive no Brasil com as perpetuações da exploração do  trabalho... Observando e vivenciando quase, mas quase, concluo isso.

 Ai é Natal! Bora lá! Aplaudamos para a grande árvore, a maior da Europa que se encontra ( ou se  encontrava pelo menos há 10 anos atrás  em plena crise financeira em Lisboa onde me encontrava para comemorar o último Natal na minha terra natal). A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DA EUROPA VISTA VIA SATÉLITE! UAU! É ISSO QUE PRECISAMOS PARA A NOSSA VIDA E MILITÂNCIA PELA SOLIDARIDADE ENTRE OS POVOS! BORA SER PINDÉRICOS E CAFONAS ATÉ ÀS ÚLTIMAS CONSEQUENCIAS!Agora até vem a diáspora brasileira que se considera militante aplaudir as grandes árvores de Natal, mas sempre com aquele ranço latente em relação aos portugueses, sejam estes reacionários como os mesmos ou libertários, como alguns se acham ser, mas estão desinformados da História nacional e Internacional ).  Ai Ana!... Lá tás tu! Não páras... É NATAL, ANITA! Pois é... O compositor, músico e cantor português Zeca Afonso passou essa mensagem para as gerações seguintes: "Mantem o sentido crítico!     Não baixes os braços!" Um homem português com uma ternura utópica que me representa. ESTAMOS VIV@S!

Na minha infância eu tocava em casa, nas férias de Natal, na flauta doce: " Silent Night"/ " Noite feliz": só lá sol mi, ré ré si, dó dó, dó,sol! " Se pegar no clarinete vou lá! No mesmo tempo que tocava flauta doce na escola, praticava balé e judô. O neu irmão praticava judô. Não sei porquê ele nunca praticou balé. Cof... Cof... Ihihih

Sei que vou a todas! Não sei se é bom se é ruim! Mas eu curti e curto não ser especialista de nada nem virtuosa. Virtuose cheira a obstinação, ao limite fascismo.... Bora a todas com dedicação mas sem obstinação, sem ser a bambam num estalinho de dedos. Ai! Depois falo na prática de judô e da minha amiga Tânia, retornada de Moçambique, que está na foto. As únicas meninas na aula de judô.


BOM NATAL! 

É NATAL! NINGUÉM LEVA A MAL!  ( Ou leva?)


A Piu

Br, 23/12/2021


Sem comentários:

Enviar um comentário