Aqueles últimos dez anos no Brasil tinham sido muito "engraçados". Engraçados não! Curiosos, mas também engraçados, estonteantes com apontamentos do meu mau génio, gênio vá. Ninguém é prefeito e aqueles que juram a pés juntos que o são há que prestar atenção! Não sei se a meditação erradica, assim como outros métodos de auto conhecimento e auto controle. De vez em quando, quando o senso comum se instala como uma bactéria parasitária que não vai lá com diálogo de voz branda e sábia... Ai! Ui! Ui! Ai! UAAAAHHHHH! DRAGÃO FOGÃO! No meu caso o mau gênio, génio vá, ele surge após várias suspensões de "deixa ver ver se eu percebi bem...", estados de choque de "é mesmo isso?" até chegar num daqueles " BASTA!!!", tipo Mafaldinha do Quino. Mesmo assim,acredito que é mais razoável escrever, mas o dia a dia do quotidiano, cotidiano vá, nem sempre é só escrita e leitura e sim interação que depois podemos digerir e escrever sem personalizar.
Segundo a brasilescola ponto uol," o senso comum é um tipo de conhecimemento popular adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é muita vezes adquirido pelas convenções sociais." Assim sendo, quando se trata de convenções sociais ou psiquicas o(s) sujeito(s) não precisam de observar, apenas reproduzem algo que se convenceram ou deixaram-se convencer por outros.
" A religião é o ópio do povo!", afirma a mulher branca petista com uma bela voz cujo repertório musical é afro brasileira, logo com um forte cunho religioso. Vamos lá dissecar a coisa, descascar o abacaxi. Espero que essa mesma mulher, que se por algum acaso estiver lendo este texto não se ofenda nem amue com a minha pessoa e sim sinta-se provocada a refletir.
Essa frase que tem sido usada ao longo das últimas décadas pela ala, ou alas, dita revolucionária que na sua origem está a revolução russa, é uma frase eurocêntrica e desrespeitosa com os diferentes povos, Primeiro os impérios invadem e tentam matar a identidade e a fé de inúmeros povos para os evangilizar e assim os controlar, depois vem a revolução russa que é uma vertente do imperialismo para proibir e perseguir o povo que acredita em algo que transcende a matéria. No caso proibe-se a subjetividade individual e coletiva, com os seus rituais e cerimónias que consagram a existência, para melhor controlar.
O "velho comunista brasileiro de secretária", como o próprio se apresenta ( um comunista teórico zzzzzz) que esteve preso em 1973 no Brasil em 2019 diz-me ele assim... quando eu comento que o Chile estava a viver um momento muito complicado semelhante ao golpe do Pinochet, manifestantes cegos pelas balas atiradas por policiais, pessoas presas e outras mortas e expostas em via pública. " Ah! Isso faz parte da revolução! Vê-se mesmo que você, Ana, não sabe o que é comunismo nem socialismo!" Se ele não fosse da idade do meu pai ainda lhe chamaria pirralho com todas as letras. Na época ainda o tentei informar que eu tenha tido relações próximas e intimas com pessoas da Alemanha do Leste. Depois com o tempo de digestão conclui que mesmo sendo um senhor de quase 80 anos não passa dum priveligiado que provavelmente não sofreu tortura, porque quem a sofre não fala de boca cheia que faz parte da revolução ser mal tratado e até morto. Como já estava pelos cabelos com tanta imaturidade que se mostrou ao longo do tempo com a dificuldade de viver em coletivo nem lhe disse que conheci ex guerrilheiros colombianos como o Pablo Catatumbo que num pequeno teatro em Bogotá, após ter assistido a uma peça de duas jovens ex guerrilheiras, emocionou-se e afirmou publicamente que a revolução não é mais pela guerrilha e sim pelo diálogo e negociações.
Os guerrilheiros, em nome da revolução, mataram muitos camponeses indigenas e não indigenas cuja espirtitualidade e fé ancestral é resistência e re existência. Que preguiça ter que escutar em pleno século 21 tantos sensos comuns que são desrespeitosos e que subscrevem a mentalidade colonizada e colonizador, achando que estão muito à frente, mas carecem de escuta e observação plena e generosa.
Pronto, este é um dos aspectos do meu mau génio, gênio vá. Ninguém é prefeito, mas podemos ir nos exercitando para não cair sempre nas mesmas tretas.
A Piu
Br, 17/11/2022
Sem comentários:
Enviar um comentário