terça-feira, 31 de agosto de 2021

O CAMINHO DO CORAÇÃO NÃO É UMA MODA E SIM UMA NECESSIDADE

/
Quem nunca foi aborrescente? Hmmmm?! Hmmmm?,,,, Aquela pessoinha que acabou de pôr os palitinhos ao sol, tal qual caracol/ caramujo e acha que ninguém sabe nada de nada, além de ninguém a compreender. Acha os adultos "nada a ver" e também não se encaixa na galerada da sua idade.  Não se encaixa nela própria. Ahhhh ahhhh ESSA CARA SOU EU! E 'vocesses" nasceram prontos e iluminados como eu não?

Porém, podemos passar a vida inteirinha nesse estado, por  vezes até com razão. Falamos em alhos e o "outro" entende e responde bugalhos. E vice versa e troca o passo. 

Aqui estou eu por volta de 1986 ou 87. Acho que 86, porque em 87 eu já tinha dado um up ao meu look, num corte de cabelo inspirado na Elis Regina - curto com virgulas que caem sobre o rosto. Sem esquecer da popinha new age. Aqui estou com aquele louro queimado do sol que nem é bem o louro do menino Jesus nas palhinhas deitado que toda a minha gente beijava o pézinho na  missa de Natal. Não! É um louro de aborrescente que conclui que o shampoo da Johnson - aquele que só tem criancinhas louras de olhos azuis nas publicidades-  seca o cabelo. Estou ao lado meu querido pai que em qualquer parte do mundo será sinalizado entre o sul europeu e o sujeito que vem do Médio Oriente ou do Oriente Médio - vai do olhar hemisférico de cada um.

Aos 12 anos a 'nha tia logo me disse: ' Porque não vais para um grupo de jovens. Escuteiros, JCP. Com os escuteiros tens que ir à missa." Diante de tal sugestão fiquei pensativa para dar lugar à apreensão.... Para ser escuteira, além de ter compromissos aos sábados e domingos, terei que ir à missa? Nada contra... Mas será que é isso que estou a fim? Ir para a JCP... Não vou à missa.... Hmmmm Vão me impingir algo à força para eu impingir aos outros?  Qual a semelhança de um grupo e outro? Hmmmm o JC ao que parece era um sujeito à maneira, com o coração cheio de amor, justiça, igualdade, tolerância pelos diversos.  Para quem não sabe, JCP são as siglas da Juventude Comunista Portuguesa. Talvez um pouco da alma do Jesus esteja enraizada nessa ideologia que num primeiro momento é de igualdade e valor do trabalho dos trabalhadores. Hmmmm Mas algo me disse  para eu ficar na minha. 

Uns 4 anos mais tarde começo a fazer teatro amador. Lá vai cliché: esse bichinho mordeu-me e olha no que deu. Ser teatreir@ para muites é para a vida. Por vezes a minha tia que eu tanto amo, essa do JC, pergunta: " E isso dá para alguma coisa?" quando resolvo estudar um novo campo que vai dialogar com a minha profissão de artista. Dar alguma coisa significa dar dinheiro. Daí, eu fico calada como da vez que ela deu a sugestão dos grupos juvenis. Não tenho respostas prontas para os chamados do coração.

Ai! Queria escrever sobre as guerrilhas portuguesas e como eu não tenho nada a ver com isso e sobre os ensinamentos de dois mestres: Kaká Werá e Roberto Crema.Uh uhuh uhh Não saia do seu lugar! Até ao próximo texto!


A Piu

Campinas SP 31/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário