segunda-feira, 30 de agosto de 2021

QUANDO DESENHEI UM CAVALO E ESCREVI SOBRE GATOS E TAMBÉM DE CAVALOS

 Os cavalos são muitos amigos dos homens e muitas vezes aliados. Nem sempre os homens são amigos dos cavalos. Alguns são muito selvagens. Os cavalos. Assim como os homens. Ser selvagem, no caso, não tem a ver com ser da floresta e não ter livros escritos e muitos monumentos levantados à custa de sangrentas batalhas com homens em cima de cavalos. Desde os tempos mais remotos que existem cavalos. Há qurm diga que os cavalos foram trazidos para as Américas pelos espanhois. Eu já disse que parte dos meus ancestrais são mouros, como judeus, latinos, cristãos, novos cristãos, povos bárbaros (suevos e visigodos e outros), e CELTAS!!! As mulheres celtas são as nossas bisa bisa bisa avós feiticeiras, guerreiras, sábias. 

A história é quase sempre contada pelos binóculos das batalhas, (des) conquistas, invasões, aniquilamentos. Resumindo e concluindo e voltando ao mesmo lugar: uma História escrita pelo patriarcado onde a lógica estratega militar sobrepõe-se à celebração e respeito pela vida.

Descemos a rua e digo assim, para a Mary Flower ( essa aí traz a minhas raízes, mais a negritude de Luanda e ao que consta da India. Uma vitamina tutti fruti. Falar tutti fruti é bem geração X, para não falar cringe...): " Esse gato em cima do muro lembra o Humberto. Aquele que nós tivemos!!; " Humberto?"; " Sim, aquele que tinha uma cabeça mais quadrada e era o único macho da trupe dos animais da nossa república." Responde ela assim: " Delgado, pá!"

Ri-me... Porque o chamei de Humberto? Intrigada voltei a rir-me. Rir faz muito bem à saúde e transmuta a rugas da nossa derme  que com o passar tempo também lembra-nos que já andamos aqui há uns aninhos a rir, de nós mesmes naturalmente assim como das pedras no sapato.

Ah! Associei o nome do gato ao Humberto Delgado. Ahahah Oh Ana lá tás tu com as tuas coisas!  O Delgado,não o gato, foi um general português que tentou fazer frente ao ditador faxixi Salazar lá nos anos 50, tendo ainda fugido para o Brasil, mas ao voltar... O que aconteceu? O que aconteceu? Limparam o sebo ao general sem medo que ousou tentar democratizar o país. Limpar o sebo é, para quem não sabe, fazer desaparecer a existencia de alguém.

Eu não sei se sou capaz, se estou a fim, de entender todos os meandros históricos com cunho militar. Porque além de patriarcal é como um jogo de xadrez, ou aquele jogo que o meu irmão jogava:  batalha naval.  Mas é necessário entender o minimo para seguir outro caminho, tal qual mulher celta que cavalga pelo mundo. 

Uma coisa eu aprendi com um professor de palhaçaria: @ noss@ palhaç@, espontaneidade, criança interior, é o nosso cavalo selvagem. A nós nos compete levar o cavalo selvagem para onde queremos. Se seguramos muito as rédeas este levanta e nós tombamos se largamos as rédeas este sai por aí loucaço e nós caimos. Então, resumindo e concluindo: Aprende a cavalgar companheire, que a consciência vai-se alargar! Uma relação dialógica, dialética de nós para nós mesmes.

Bom, por agora é isso. Vou ver se um Humberto está lá fora em cima do muro. Ai! O Delgado que não é Humberto.

A Piu

Campinas SP 30/08/2021






Sem comentários:

Enviar um comentário