domingo, 15 de agosto de 2021

HUM MANO SUFICIENTEMENTE HU MAN

 Naquele dia 22 de Fevereiro de 2014 eu recebi uma chamada, telefonema para os mais antigos. Para ser mais antigo ainda: telegrama. Mas não era um telegrama nem fax e sim uma chamada. eram aproximadamente umas 19/ 20h. Acabara de me levantar. Tinha bebido uma bebida marada feita por uma querida amiga na sexta feira de carnaval, Não , não houve beijos, nem safadices. ( safadices... enfim... sem comentários... O que é  isso significa, pá? Masturbação em cpoletivo sem conexão muito menois olho no olho?) 

Ainda ando a entender por estas bandas o caracteriza a liberdae da libertinagem, sendo que a libertinagem serve quem oprime porque só uma parte é que é livre a outra passa a ser vadia, e para todos os efeitos  naquela época eu levava aas minhas filhas para a balada. Hoje não espero que ela me levem para a balada delas ( Hoje, salvo seja, porque ainda estamos em confinamento. Grata pela compreensão do posicionamemto politico)  não tragam é emaranhados emocionais para casa. Cada ser que se responsabilize pelo seu emaranhado e clareza opaca no seu viver.Viva a transparência no pensar e agir!

Sim, aquele 2014 foi dificil. Perdi aquela quem eu mais temia perder, embora soubesse que um dia a mesma partiria. A minha avó materna que se enlutou e lutou com a perda da sua filha, minha mãe, 29 anos antes. Agora era a vez da minha grande mãe partir. Ela queria partir. Razoável. Compreensível. Tinha 92 anos, ostoporose e uma alegria de viver duvidosa sempre ao serviço de cuidar dos outres e não cuidar de si mesma.

Naquele Carnaval já no Brasil, entre vender lanches, bebidas e poesias, embora a minha trajetória como artista fosse e é de décadas eu senti na pele o que é chegar num lugar que ninguém te conhece e em algumas situações tratada como quase nada, não falando do das dinâmicas hierárquicas e suas disputas de status com as bajulações incluidas. 

Não, não eu não sou mulher de bajulações. Nunca fui. Só que antes eu era vista como a jovenzinha rebelde que um dia vergará. Mas à medida que o tempo passa, o mesmo, o tempoo, é um ótimo filtro para o que ainda faz sentido, o que passa a fazer e o que já não fazmais sentido,

Naquele  mesmo Carnaval recebi uma mensagem dum sujeito desconhecido no meu e mail: 'Você é uma baderneira , I love you.' Eu não sabia o que era baderneira. Tratei de procurar o sinónimo. Sei o que é amar. Em duas  palavras: " Não oprimir".

Esta foto é de 1975. Tanta coisa nele contida. Uma menina e uma avó num periodo histórico muito conturbado, nó só em Portugal como no mundo, onde se achava que alcançar a liberdade era à lei da força, da guerrilha, do olho por olho, dente por dente. Da porrada... A tal da guerra fria... O própria denominação  indica...

Com a minha avó Rosária aprendi a amar e a ser honesta. A devolver o que não era meu. Devia uns centavos na mercearia... Eu comunicava e ela dava aquela moedinha escura para eu devolver. Uma mulher simples e profunda, uma migrante/retirante que soube passar  a prática da dignidade.

Devolvo assim a denominação de baderneira a quem ainda não me respeita, ainda por cima e sem me conhecer. E mesmo com  a minha doçura, na próxima que apagar uma postagem da minha linha do tempo, nomeadamente com a minha mãe A SAIA VAI RODAR E O CONCILIO DA BRUXARIA VAI ESTREMECER! O aviso já foi feito várias vezes mas ainda não compreedido na plenitude. Tem pessoal que não tá habituado a diplomacia, muito menos doçura. Acham-seos bambam do Texas do sudeste, O pirilau, vulgus pauzito, bacamarte ainda é tido como ser pensante determinador da conduta. Adrian Moooleeee, fala que tu já amadureceste e que a partir dos 30 cai mal medir os centimetros do pau. Decolonizar a mente é deixar de ser machista , ma man. e pegador, homem metralhadora que dispara para todos os lados e amua quando os caprichos de dominador não são satisfeitos. Hughhhhhh Que se passa, coño!? Que não se passa nada?  E você, bro, ser hu mano em vias de desconstrução e consciente em alguns pontos, vai compactuar com isso? Será sempre o comedor a vida inteira humano demasiado humano? Ou vai aprender a receber amor das mulheres que te amam sem que estas sejam a sua coleção? Confio sinceramente na sua transcendencia, você já demonstrou a sua senbilidade. Mas mais pouco! Os olhos se encontram!

Tão a ver aquela menininha pequenina inocente? Hoje ela levanta a cabeça e diz: " Comigo não! Olarépipu!"

VÍTÓRIA À AUTO OBSERVAÇÃO, À CONSCIÊNCIA EXPANDIDA SEM DOGMAS!




A Piu 

Campinas SP 15/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário