sexta-feira, 2 de abril de 2021

QUEM NASCEU PRIMEIRO O MURO OU A CASCA DO OVO?


Qual foi a menina mulher moça que nunca escutou isto: ' Andas muito saidinha da casca!' ? Pode até nem ser dito com estas palavras. Porém, quando uma moça mulher menina começa a se mostrar, a ir ao encontro dela mesma ou simplesmente a se posicionar alguém tenta - por vezes  consegue por um curto, médio e até longo prazo- coloca-la num lugar que lhe é conveniente, ridicularizando a sua existência que corre o risco de ser exuberante, ofuscante para uma mesquinhez, uma mediocridade institucionalizada e aceite.

Em criança, quando eu era refilona ( ainda sou um pouco, acho.... ihihih) o meu pai dizia: ' Ai que a formiga já tem catarro!" Até hoje adoro essa imagem! Uma formiguita ínfima com  a voz rouca a vozeirar: ' Comigo não! Não me pisem os calos!' Uma formiga com calos... Como será? Devem ter. As formigas são muito trabalhadeiras. São é um pouco limitadas das ideias, porque acham que as cigarras por cantarem, dançarem e bailarem não são profissionais da arte. Não é justo! 'Tá mal!

Hoje é aquela sexta feira que antecede o domingo de Páscoa. É dia 2 de Abril, que precedeu o dia 1 que foi dia das mentiras. Em criança adorava esse dia. Em casa contávamos sempre umas balelas uns aos outros, tipo: ' Um leão fugiu do Jardim Zoológico, do Zoo vá,  e disseram na rádio que a última vez que foi visto estava muito perto aqui de casa." Quando me contaram esta eu gelei. 'Dia das mentiras!!! Nham nham nhamna!"

Bom, uma mentira assustadora mas que se desfaz logo no momento e todos se riem.

Já o que aconteceu aqui no Brasil em 1964, na passagem de Março para Abril foi e é uma grandessíssima  piada de mau gosto ( eu já vi escrito mal gosto, mas eu sempre disse e escrevi mau gosto em oposição ao bom gosto. Mau é oposto de bom, no caso. E mal o oposto de bem. Mas o que interessa é nós nos entendermos e a língua é viva). 

Acredito que é muito importante para ressignificar a História, lembrarmos datas e momentos históricos tão ou mais sinistros como aquela chegada do meu conterrâneo Pedro ( não o meu irmão Pedro, que esse veio muito mas muito depois) em terras de Vera Cruz na Páscoa de 1500. Nessa época e  até meados de 1974 basicamente nós moças mulheres meninas portuguesas éramos muito, mas muito mal vistas e até rechaçadas se colocássemos um pezinho fora da casca.

Em jeito de breve conclusão: uma sociedade, uma cultura, um regime com os seus cidadãos incluídos, mesmo aqueles que não concordam com o dito regime e são perseguidos e tudo o mais, muitos até desaparecidos, que não respeitam as mulheres no geral e as da sua comunidade no particular estão, (in)conscientemente a contribuir para essa grande mentirinha de mau gosto que dura há séculos. E nós viemos aqui, neste plano, para quê? PARA SAIR DA CASCA E CELEBRAR A VIDA, RENASCER COM NOVAS FORMAS DE NOS RELACIONARMOS. 

Não é para me gabar, mas não é um 'granda' sacada da formiga que já tem catarro? Na verdade não fui a primeira nem serei a última a ter este tipo de visão cosmicómica. Sim, rir é saudável, principalmente quando a intenção é rir junto sem espezinhar ninguém. Mas rir de quem acha que o abuso poder e a tirania nunca terá fim é liberta dor!!!!!!

Choose! Bai bai! Agora vai! Yo yo! Agora me vou! Aliás, agora me voo!

A Piu

Campinas SP 02/04/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário