terça-feira, 6 de abril de 2021

PARA IR A DIREITO É SEMPRE PRECISO VIRAR À ESQUERDA

 


Tudo depende da perspectiva, do lugar de onde olhamos e como. Se eu a olho de frente ela vai virar à esquerda, à minha esquerda, mas na realidade é a direita dela. O lado direito do cérebro é o lado feminino, da intuição, da criatividade. Já o esquerdo é o lado racional. Assim, resumidamente. Claro.


Provavelmente a nonna da Laura não teria o estilo duma atriz de cinema europeu dos anos 60 e sim o estilo duma nonna italiana emigrante no Brasil vinda de navio dos anos 40, 50 que se vestia e comportava recatadamente ao serviço do nonno. 

Num caderninho, que guardava na gaveta dos remédios, estava escrito numa letrinha torta aprendida no seu breve percurso de quatro anos pela escola: ' Para ir a direito é sempre preciso virar à esquerda".

A vida foi acontecendo, entre fazer a comida preferida do marido, deixar o melhor para ele em tempo de escassez, em lavar a roupa e passar impecavelmente a ferro até a roupa interior e panos da cozinha. 

Para Laura,a sua neta, aquela frase era enigmática... Seria algum grito de guerra interior para não se esquecer de quem ela era e  assim ir fazendo as coisas do seu jeito dando a ilusão de poder ao nonno, ou seria uma forma de se resignar à sua condição sabendo que contornando o que  lhe pesava tudo seria mais leve?


A Piu

Campinas SP 06/03/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário