segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

RIR É UM ASSUNTO MUITO SÉRIO? - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A LIBIDO NO SEU ESPLENDOR

#eumeamo #eumecuido #eudecido

Estamos aqui na reta final de 2019. Vamos entrar nos loucos anos 20. Há cem anos atrás foi uma revolução sexual, antes da revolução contra cultural dos anos 60. Os anos 20 do século XX foi uma um respiro lúdico e esperançoso entre duas grandes guerras. Um século se passou entre mil e uma peripécias e a revolução sexual não se deu ainda na sua totalidade. Porquê?  A xô dótora Piu explica: porque enquanto nãos nos auto conhecermos e sabermos lidar com a nossa libido com leveza a guerra interna e externa continua. Rir de nós mesmxs é muito importante ao invés de escranecer dos outros só porque sim. Que riso seja uma ponte de mim até ti. Rir das nossas limitações, medos, bloqueios, neuroses ajuda-nos a curar de nós mesmxs.

Nestes dias soube da polémica do filme de Natal da Porta dos Fundos que brinca com a orientação sexual do Jesus. O caso é sério! É para rir quando os ivan bélicos que subiram ao poder atacam as religiões de matriz africana e homossexuais e trans são agredidos e assassinados diariamente no Brasil? Será tão necessário pegar na imagem de Jesus e na questão da homossexualidade para fazer humor de forma tão massificada ao ponto de estar no netflix? Uma coisa é brincarmos e sermos sarcásticos e politicamente incorrectos num grupo restrito de amigos e conhecidos ou num circuito alternativo acerca do fanatismo alheio. Porém, esse filme de humor o que pretende quando é colocado em praça pública? É uma ode ao amor ou ao ódio? Levanta a bandeira arco íris ou a bandeira que incita à homofobia, à perseguição ainda mais acentuada ao não hetero e a outras práticas religiosas e espirituais?

Ar Dulce Ar é um espetáculo de palhaçaria feminina que fala de relações abusivas e violência contra a mulher. Antes de tudo tenho observado que sermos mulheres, palhaças. atrizes não só no Brasil, mas principalmente no Brasil é um ato de coragem pois nós trabalhamos com o nosso corpo, emoções e ridículos. A nossa sensualidade vem do nosso ridículo e da liberdade de nos expormos naquilo que somos. Quem segurar a onda vai nos amar com confiança mútua em que aprendermos uns com os outros através da observação e escuta é fundamental.

Trabalhar esta temática da violência contra a mulher é igualmente um ato de coragem principalmente quando pontualmente somos ameaçadas pelos nossos ex companheiros, pais dos nossos filhos, que invadirão a sala de espetáculos, cena para nos humilhar. Logo, fazer humor com as nossas dores transformando-as em amor é um ato de coragem. Ex companheiros esses que além de mulherengos não suportam que nós temos as nossas vidas e que cuidamos dos nossos filhos e que os nossos amantes, namorados, companheiros a nós nos dizem respeito e que não são eles que vão decidir com quem nos relacionamos. " Ah! Porque além de não fazerem o seu papel de pais ainda saem-se com esta: Quantos pais a minha filh@ vai ter?" Utla!!! Essa é boa!!! Como mãe não procuro pais para as minhas crias, quanto muito selecciono os homens com quem me relaciono para elas saberem que existem homens íntegros. Ou termos o direito de estarmos solas sem ter que um companheiro nosso abrir peito para esses machos alphas que se acobardam na presença dum homem com firmeza que nem precisa de usar a força física.

No texto passado falamos de ciúme e sororidade, que é irmandade entre as mulheres. Agora falamos de ciúme que é somente um sentimento de posse obsessivo onde o amor é quase ou completamente inexistente. Ter ciúmes de alguém com quem não queremos manter relação, além de marado e absurdo, é risível. Isso sim precisamos de nos avisar e rir juntos, para não nos sentirmos isoladxs e sós. Agora mexer com a imagem de Jesus, que muita gente tanto fanática como "simples" no sentido do campo de referências estar restrito a uma crença pelas escassas oportunidades de abrir a cabeça, e insinuar o "seu desvio na orientação sexual"??!!! Bom, e o que é um desvio e o que nós temos a ver com as orientações sexuais alheias, sejam de pessoas carismáticas e icónicas ou não? Primeiro o homem anda com a Madalena, que não era muito confiável para muitos, agora um grupo de brasileiros quer irritar outros fanáticos brasileiros que ascenderam ao poder com essa? Mediram as consequências do discurso de ódio que daí pode vir? As perseguições a outras linhas religiosas e às comunidades gay?

Para todos os efeitos neste nosso espetáculo " Ar Dulce Ar" rimos do nosso medo. Pessoalmente não sinto ódio pelo algoz que um dia foi meu companheiro e que sonhamos juntos uma vida a dois, no caso a três porque apareceu uma cria fruto do milagre da criação ;) E este espetáculo é criado volvidas quase duas décadas sobre o sucedido. Importante sublinhar isso. Que rimos nos e fazemos humor levando para a cena quando nos sentimos seguras e acompanhadas. Aproveito também este espaço para escrever sobre outros assédios morais que ocorreram nos entretantos, na esperança que os assediadores concluam que ser macho alpha não compensa é muito mais prazeroso e orgásmico admirar e respeitar as minas.

ALÊ!! Boas entrada com mais paz, amor, discernimento, auto confiança e confiança naqueles em quem nos enamoramos para que os frutos sejam doces e suculentos.

 A Piu
Campinas SP Brasil 30/12/2019



Curta a página " AR DULCE AR" e se puder, quiser, se se tocar apoie este projeto de palhaçaria feminina sobre relações abusivas. https://www.facebook.com/AR-DULCE-AR-162965127817209/

Sem comentários:

Enviar um comentário