quarta-feira, 13 de março de 2019

Única no Brasil, revista Palhaçaria Feminina chega a sua 4ª Edição

Palhaça Bell Trana D'Talll- Ana Piu
Ana Piu
Palhaça Barrica- Michelle Silveira

Você já ouviu falar em uma revista que publica textos escritos por mulheres, refletindo sobre diversos aspectos da arte da palhaçaria e comicidade feminina, e que é única no Brasil e talvez no mundo?
Pois então deixe-nos lhes apresentar a Revista Palhaçaria Feminina, organizada pela atriz/palhaça Michelle Silveira da Silva/Palhaça Barrica, de Chapecó/SC, que em 2019, chega na sua 4ª Edição.
A revista surgiu a partir da criação de um blog, com o intuito de cadastrar as mulheres palhaças do país. O blog por sua vez, surgiu a partir de uma experiência riquíssima de Michelle, no Festival Esse Monte de Mulher Palhaça, organizado pelo grupo As Marias da Graça, no Rio de Janeiro/2009.
A publicação foi se desenvolvendo no decorrer do tempo e hoje está cada vez mais próxima de seus propósitos, de registrar, refletir, divulgar e contribuir para a qualificação do trabalho realizado por mulheres palhaças no Brasil e no mundo.
Escrita por mulheres, a revista reflete sobre experiências diversificadas na arte da palhaçaria, trazendo muita informação qualificada para quem está iniciando a sua pesquisa como palhaça (o), ou mesmo para quem está já em desenvolvimento.
Nessa edição além de artigos, relatos e dicas, a revista traz vários ESPECIAIS: sobre palhaças de circo, sobre os Encontros de comicidade e palhaçaria feminina que tem acontecido pelo país e semeado muitas ideias e novos projetos, sobre a Rede de Palhaças de Santa Catarina, Rede de Palhaças do Brasil, México e Portugal. ( Michelle Silveira)

ANA PIU, ATRIZ PALHAÇA BELL TRANA D’TALL, ESCREVEU PARA A REVISTA

O meu nome é Ana Piu, de Lisboa/ Portugal e estou vivendo atualmente em Campinas/ São Paulo. Sou  atriz/palhaça e fui convidada a escrever sobre a importância dos Festivais de Comicidade feminina com foco no pioneiro Festival no Brasil “ Esse Monte de Mulher Palhaça” realizado no Rio de Janeiro pelas Marias da Graça.
Desde já agradeço a honra de ter recebido esse convite vindo da Michelle Silveira, atriz palhaça e editora da revista Palhaçaria Feminina, para escrever na sua quarta edição.
Valorizar a arte da palhaçaria e no caso a palhaçaria feminina é urgente não só atualmente como desde sempre. Urgente porque este é o nosso ofício e profissão. Ofício esse que usa da linguagem artística para resignificar a vida, as nossas emoções, desejos, sonhos, brincadeiras e também preocupações; compartilhando assim com o público duma forma lúdica, poética e irreverente a lógica fora da casinha das nossas palhaças. Existem muitas mulheres palhaças por esse Brasil imenso e também no mundo inteiro que criam, realizam coisas maravilhosas pelo simples fato de acreditarem que podem fazê-lo.  A revista é uma manifestação, entre outras, de fortalecer a rede de mulheres palhaças no Brasil e também internacionalmente, dignificando ainda mais a nossa dedicação profissional e autonomia face a um mercado de trabalho que passo a passo vai-se abrindo para artistas que realizam trabalhos de autoria e que gerem a sua carreira artística, sendo em muitos casos produtoras do seu próprio trabalho. Além de servir como um registro do que se anda fazendo na área, a revista possibilita que artistas possam expressar através da escrita as suas experiências e reflexões. Que a revista possa chegar a todos os cantos do Brasil e também a outros países e que possam inspirar muitas e muitos artistas a continuar a acreditar que além de possível viver da arte, esta é necessária como função social para um mundo emocionalmente mais sustentável. Evoé à arte da palhaçaria feminina!!!( Ana Piu) 

A realização dessa revista deu-se graças aos esforços e generosidade de muita gente, muitos profissionais que se dedicaram para que ela ficasse perfeita em seus propósitos e também graças ao Edital de Concurso 032/2017 para Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó. Um edital cultural da cidade, que tem movimentado muito a criação e circulação de apresentações artísticas e no caso dessa revista, o edital financia um projeto para além dos limites de seu munícipio, de Chapecó para o mundo.
O lançamento oficial da revista será no dia 21 de março/2019, as 19h no Teatro Sesc Chapecó. Além do lançamento haverá uma mesa de conversa sobre comicidade feminina, apresentação artística e uma live para que todas as pessoas que não possam estar presentes no local, acompanhem ao vivo! 
( Michelle Silveira)

Facebook: Palhaçaria Feminina (página)
Editora: Michelle Silveira da Silva
(49) 98866 4884

Ana Piu
whats: (19) 999 510919


Michelle Silveira editora da revista

Sem comentários:

Enviar um comentário