segunda-feira, 18 de março de 2019

PSST VOSSA EXCELÊNCIA TEM UMA COISINHA NOS DENTES

Bom... Como começar? A mim parece-me que num país riquíssimo, não só de recursos naturais como humanos, como o Brasil e talvez por isso também tão desigual socialmente alguém auto denominar-se da elite já soa um pouco... um pouco pouco ético. Vamos usar esta designação ao invés de começar logo adjetivar uma classe social que na sua maioria veio do nada, com uma mão à frente outra atrás, mas faz questão de esconder o seu passado e também não honrar os seus pais, avós, bisavós que chegaram aqui no Brasil com muita coragem e sacrifício. O povo brasileiro é muito corajoso! Dá para imaginar pessoas chegadas num navio, quando chegavam vivas, vindas do outro lado do mundo muitas vezes com uma língua e cultura totalmente oposta terem que começar do zero? Dá para imaginar a resistência e re existência dos povos que aqui foram subjugados e escravizados e mesmo assim continuam a cantar, a orar pela alegria no coração. Refiro-me principalmente aos povos ameríndios e afro descendentes. Dá para imaginar pessoas fugidas de guerra, perseguição, miséria e fome oriundas da Europa e outros continentes chegarem aqui e se reinventarem, lidando com os seus traumas? Relembrarmos isso não é ficarmos presos no passado e sim baixar a bola e honrar a vida sem caganças nem cafonices.

Naturalmente que quem se considera da elite fica muito ofendido por alguém dizer que a elite é cafona. Na verdade nem é necessário dizer, porque uma redundância. É como dizer à pessoa: " Olhe! Tem uma coisinha nos dentes" Quando na verdade não é uma coisinha e si uma faustosa folha de couve verde! Mas a outra sem perder a pose defende-se e diz que nós estamos a ser mauzinhos e que ela tem o sorriso lindo e está na moda usar dentes de ouro verde. 'Tá bem! Ok! Se ela se sente bem com uma couve verde gourmet na dentura quem somos nós para contrariar?

Já as implicações dos comportamentos da elite que acha que o seu mérito e merecimento é plausível, aceitável e inquestionável, por vezes não basta ser discreto como se vê nas fotos, temos que expor o ponto de vista para que a pessoa se preste a refletir. Tá bem! Não precisamos de chamar cafona! Há outros modos. Usemos a comunicação não violenta, onde a escuta permeia o dialogar.

Não se trata de se ter vergonha de ter nascido numa família rica ou de ter tido acesso a oportunidades que muitos não tiveram. Isso sempre aconteceu. Quando nascemos e crescemos num lugar que não uma favela sem as condições básicas de salubridade já estamos em vantagem em quem vive nessa favela. Mas isso não significa que sejamos da elite ou que é demais sermos diferenciados das pessoas que moram em favelas ou em situações menos favoráveis, que são aos milhares e milhões de milhares.

Daí a pessoa que se sente ofendida porque alguém diz que a elite é cafona, principalmente uma estrangeira e se for portuguesa a coisa afina, ela defende-se e diz, por exemplo como eu já ouvi:
" Cafona é você! Pois nós damos emprego!" Primeiramente a pessoa demonstra que toda e qual conversação ela leva para o campo do pessoal e daí ela já chama cafona à outra que não lhe chamou cafona, mas como a mesma se sentiu assim ela contra argumenta com esta preciosidade representativa dos resquícios escravocratas. Daí a estrangeirolas responde que empregos como faxineira, jardineiro, babá, manobrista. motorista em que a remuneração é constrangedora, assim como as condições de trabalho, pois há condomínios onde o ônibus não chega, devido a não se misturarem. Sabe? Isso é cafona! Achar que a pessoa tem que se virar sabe-se lá como e que a mesma não pode ascender a outro tipo de qualificação profissional. Mas mais cafona ainda é alegarem que frequentam as melhores escolas. Mas quando abrem a boca!.... Xina man! Atira-te ao mar e diz que te empurraram. Conhecimento de História quase nulo. Conhecimento do que se passa fora do Brasil e mesmo no Brasil na atualidade OH MY DOG!  Sabem umas coisas caducadas do tipo a culpa é toda da coroa portuguesa. Ehehehe é uma piada. De mau gosto, mas é uma piada. Normalmente, as piadas referentes aos portugueses são de mau gosto, principalmente porque quem as faz são descentes de portugueses. Então voltamos ao inicio: não honram os seus antepassados, mesmo que estes não tenham sido o Exemplo da inteligência por algum motivo, mas fazer essas piadas e ainda desconhecerem a sua própria História demonstra ainda menos inteligência. Mas nunca é tarde para  a pessoa se rever! De verdade! Sem cinismo! Com esperança que possamos superar a cada dia para uma vida emocionalmente mais sustentável e também com mais amorosidade. Vá!

A Piu
Bulhon Girralden's 18/ 03/2019

segunda tentativa de aviso

terceira tentativa de aviso

primeira tentativa de aviso





Sem comentários:

Enviar um comentário