' reciso aprender a me amar antes que eu possa amar você ou aceitar o seu amor. Você precisa aprender a se amar antes que você possa me amar ou aceiPtar o meu amor. Saber que somos dignas do toque antes de podermos estender as mãos umas para as outras."
LORDE, Audre " Irmã outsider", ensaios e conferências. BH. Autêntica: 2020
Aqui Lorde refere-se a um amor entre mulheres e especificamente a mulheres negras cuja auto estima precisa de subir. Porém pode e deve aplicar-se a toda e qualquer circunstância. Entre mulheres, homens, cis, trans, hetero, homo, pais e filhos, colegas e parceiros de trabalho.
Sim, o amor aprende-se. Tod@s, sem excepção, quando nascemos temos necessidade de calor humano, de colo, de nutrição, de cuidados e afetos. A gestação e a primeira infância são primordiais nesse aprender a receber amor, carinho, atenção, cuidado. As coisas não são lineares. Há pessoas que cresceram com uma família desestrutura ou sem família que espalham amor, porque trazem dentro delas e porque o alimentam. Outras que cresceram numa família aparentemente estrutura e estável e passam a vida numa destabilização emocional que vem muito antes da patologia. Destabilização essa que tem a ver com falta de auto confiança, auto estima e com o que é socialmente aceite e promovido e o que não é.
Racismo e machismo são os eixos do ativismo da Lorde. Sim, normalmente um machista é racista, mas uma feminista também pode ser racista. Um anti racista pode ser machista ou ter condutas machistas, porque estas estão naturalizadas. Atitudes essas mais gritantes ou mais subtis.
Não podemos exigir aos outros o que não podemos ainda dar. Não podemos exigir amor, confiança se não somos nós a dar esse esse exemplo, a dar esse passo de " Estou aqui à disposição sem (auto) desconfianças!" Aliás, não podemos exigir nada de ninguém. Somente comprometermo-nos com nós mesm@S em aprender à amar e a sermos mais . Se queremos nos entregar a alguém precisamos de nos entregar a nós mesm@s sem projetar na outra pessoa as nossas inseguranças. Ninguém nasce desconstruído, mas talvez a nossa vinda cá seja exatamente para nos desconstruirmos.
A Piu
Campinas SP 16/01/2021
Harmonia Rosales
Sem comentários:
Enviar um comentário