sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O FIM DO MUNDO EM CUECAS ou FORA BARBA AZUL!!!!!

Zeze Macedo em estilo menina sapeca com quem diz: Barba Azul vai dar uma volta! Ciaozinho!


" O fim do mundo talvez seja uma breve interrupção de um estado de prazer extasiante que a gente não quer perder Parece que todos os artifícios que foram buscados pelos nossos ancestrais e por nós têm a ver com essa sensação. Quando se transfere isso para a mercadoria, para os objetos, para as coisas exteriores, se materializa no que a técnica desenvolveu, no aparato todo que se vem sobrepondo ao corpo da mãe Terra. Todas as histórias antigas chamam a Terra de Mãe, Pacha Mama, Gaia. Uma deusa perfeita e infindável, fluxo de graça beleza e fartura. Veja-se a imagem grega da deusa da prosperidade, que tem uma cornucópia que fica o tempo todo jorrando riqueza sobre o mundo... Noutras tradições, na China e na Índia, nas Américas, em todas as culturas mais antigas, a referência é uma provedora maternal. Não tem nada a ver com a imagem masculina ou do pai. Todas as vezes que a imagem do piai rompe nessa paisagem é sempre para depredar, detonar e dominar. "

KRENAK, Ailton " Ideias para adiar o fim do mundo ", Companhia das Letras. São Paulo: 2019.

Nesta foto temos a atriz comediante brasileira Zeze Macedo, considerada a mulher mais feia do Brasil no seu tempo, mas muito engraçada. Além de poetiza. Sempre me pergunto a partir do quê e porquê existe a necessidade de classificar os mais de qualquer coisa, pois somos muit@s e únic@s. E o que é mais para uns não é para outros. Apesar de ela ser vista como feia o seu casamento que durou 30 anos até ao resto da sua vida foi com um galã Victor Zambito, após este ter topado fazer-se passar por seu namorado quando a Zeze foi alvo de assédio por parte dum colega no teatro e quis se despedir. O diretor fez esta contra proposta e o casalito, que ao inicio era fake para o outro parar, virou um casalito para a vida inteira. Histórias que acontecem que Hollywood ou a Disney até esfregariam as mãos diante de tal roteiro com final auspicioso.

Quem nunca foi alvo de assédio que atire a primeira carta de amor intacta! Assédio moral, assédio físico tanto no meio profissional, como entre amigos e até familiar!!! Já não falando daqueles que não nos conhecem de lado nenhum a não ser de alguma ocasião isolada e se acha no direito de depredar, detonar na esperança de dominar.

Há uns dias atrás participando duma jornada de cura pelo sagrado feminino, numa das rodas de um momento do dia, muitas mulheres responderam à pergunta de quem foi o seu primeiro Barba Azul -  arquétipo do sujeito de depreda, detona, domina  as mulher com quem se relaciona.
Foi assombroso perceber que uma grande parte das mulheres já foram assediadas por pessoas muito próximos: pais, tios, irmãos, amigos. Não é que em outros lugares do mundo isso não aconteça, mas eu nunca conheci tanta gente e tão próxima que foi traumatizada por uma experiência de abuso e rompimento de confiança com alguém familiar que não respeitou o seu corpo, desejo e  inocência de outra pessoa. Muitas dessas mulheres foram vitimas na infância!!!!! O que se passa para ser tão recorrente? No Brasil conheço algumas pessoas que me contaram que uma avó ou um avô foi pego no laço ou foi alforriado ou teve de fugir de situações muito sérias de guerras e perseguições.... Pois, quando se chega em um outro território com a visão de conquistar e apropriar-se tudo vira mercadoria e propriedade. Até a própria parceira e filhos e parentes. Logo, o desejo, a libido, a sexualidade se distorcem ao ponto de se extrapolar a fina linha que delineia a nossa intimidade da do outro. Uma sociedade que abusa das suas crianças, mulheres e seres que consideram vulneráveis precisa urgentemente de parar, respirar, rever-se e curar-se.

FORA BARBA AZUL!!!!!!- gritávamos todas juntas depois de cada depoimento, algo catártico para confirmarmos que não estamos sós.

E VIVAM OS HOMENS E MULHERES QUE SE PROPÕEM A SE RELACIONAR COM MAIS LEVEZ, RESPEITO, ADMIRAÇÃO E AMOROSIDADE!



A Piu
B'Olhão Geralzen Brasil
13/09/2019

Ah não se esqueça de curtir, se curte, a página no facebook " Ar Dulce Ar"- espetáculo de palhaçaria feminina sobre erradicação da violência contra a mulher com Geni Viegas e Ana Piu com direção de Leonardo Tonon e assessoria artística de Adelvane Neia. https://www.facebook.com/AR-DULCE-AR-162965127817209

Sem comentários:

Enviar um comentário