terça-feira, 26 de janeiro de 2016

MAZAFINAL O QUÉ O PROVINCIANISMO?

O provincianismo é um ismo como outro qualquer. Agora poderão alguns perguntar: " Nesse caso, um ismo é um provincianismo?" É!Um ismo é uma virose que se instala numa parte do globo ocular que a pessoa em enxergando algo só consegue enxergar com aquela poeirinha que se instalou na vista.
Ora, o provincianismo tem a particularidade de submeter a vista à curtidão do horizonte. A vista curta dá a ilusão de que é aquilo e só aquilo e o que difere daquilo é motivo de estranheza, escárnio, exclusão e nas piores das hipóteses aniquilação.
O provincianismo não é só efetivado fora dos grandes centros. Nada disso! Viver em New York city ou Paris, la cité de l'amour e de la lumiére não significa que a pessoa não seja provinciana! Oh lá lá! A pessoa já é provinciana quando acha que é o centro do mundo!
Viver deslumbrado com os grandes centros que são ou dia já foram império, também é provincianismo. Ser provinciano é não enxergar para lá do nosso pequeno bairro de ruas esconças que é o nosso umbigo.
Quem nunca foi? A questão não é não ser! A questão é detectar quando somos, levantar as vestes e saltar por cima. Porque o mundo é um imenso campo de possibilidades.
Ana Piu
Br, 26.01.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário