quarta-feira, 20 de março de 2013

FELICIDADE, ESSA COISA

Dizem por aí, as boas línguas, que hoje é dia da felicidade. E os outros dias são dias de quê? Partindo do principio que aquela historieta do "... e viveram felizes para sempre......." não é bem bem verdade... Bom, até pode ser verdade mas se acrescentarmos  o "quase". Então a história fica em aberto:" e viveram felizes para quase sempre." Será que esse "e viveram felizes para sempre" é uma forma de um facilitismo cordial que em vez de matar as personagens remete-as para um estado improvável, sem dinamismo, nem coisa nenhuma? Ser feliz para sempre deve ser de uma monotonia asfixiante, sem questionamento, sem diálogo, sem... sem sabor, odor, cor. Bem, não quero com isto dizer que temos de infernizar a vida uns aos outros!! Nãããã! Nada disso! Pelo contrário! Ele até há momentos que a vida não é lá muito feliz, nada feliz. Fazer o quê? Focar nos aspectos positivos, porreiros, bacanas, massa, fixes da mesma. E depois o que é essa tal de felicidade? Umas vezes estamos vivendo momentos, oportunidades ótimas, fenomenais, mas falta aquela coisaaaa. Aquela realização profissional, aquele grande amor, aquele bolso recheado para não ter de contar tostões, aquele ambiente familiar inspirador, aquele lugar bonito que gostaríamos de viver, aquela praia mesmo à mão de semear, aquela justiça social, aquela capacidade de nos organizarmos com debate e harmonia.

Há quem ache que a felicidade se compra assim... Zás trás pás! Paga-se um carro ao filho e nem uma bejuça nem um olhar olho no olho. Paga-se um SPA com umas belas massagens. Tingas! Paga-se o mapa astral, a constelação familiar. Zeeeen tou zeeeeeen! Paga-se a alguém para nos dar carinho e já tá. Paga-se para aprender a amar, a rir, a escutar. Paga-se para alguém nos escutar e ouvirmos coisas maravilhosas do quanto somos maravilhosos, apesar do nosso egoismo ser maior que nós.

Por vezes tenho curiosidade em saber como cada rosto se pousa no travesseiro, como os olhos de cada um se fecham na intimidade. Não, não é uma curiosidade big brodesca. Nããã! É só aquela curiosidade em saber até que ponto cada um de nós tem a consciência do nosso dever de fazermos por ser felizes e proporcionar felicidade a quem nos rodeia.

A piU
Br, 20 de Março de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário