sábado, 21 de janeiro de 2023

OS TAIS MINUTOS DE FAMA NA ERA DA INTERNET- série: sorria! você está sendo imaginado!


Onde é que eu estou, ãh? Quem adivinhar ganha uma caneta bic com tinta permanente. Por falar nisso! Quem é que ainda se dá ao trabalho de escrever à mão na era do digital onde tudo se registra, desde o prato de comida aquele bejinho maroto na gatinha ou no gatinho que se acabou de conhecer numa qualquer aglomeração pós confinamento? Aí a pessoa vai colocando um monte de informação acerca da sua vida privada mas que num estalinho de dedos pode-se tornar efêmera e a mesma precisa de se justificar diante dela mesma e da plateia quando três meses antes estava numa relação sólida e super amor da vida dela e de repente ou quase de repente, a coisa não corre assim tão happy end porque afinal se estamos vivxs não há happy endes e sim caminhadas, construções, desconstruções de (auto) relacionamentos. Amadurecimentos para quem se propõe a isso.

Para mim as redes sociais, como tudo na vida, é para estar ao nosso serviço e não o contrário. Sermos tomadxs pela super exposição que alimenta somente o ego e o voyerismo é como nos propormos ao jogo do Big Brother só que virtualmente e numa escala aparentemente menor, muitas vezes sem ter a verdadeira noção do impacto que é expor alguém ou nos expor quando provavelmente a base não é sólida,porque quando é sólida não precisamos de anunciar ao mundo que fazemos e acontecemos com determinada(s) pessoa(s). Simplesmente vivemos, apreciamos a convivência sem fazermos da nossa vida uma noticia da revista Caras. Um alarde constante para solicitar curtidas, likes. Obviamente que isto é uma opinião. Cada pessoa vive do jeito que quer e usa as redes sociais do jeito que bem entender desde que não prejudique terceiros. Seja vaidosa das suas conquistas desde que não aja com precoinceito e desdém com os demais. Anuncie que agora esá na Europa mesmo que seja um cantinho de Portugal esquecido chamado Cagarelhos de Baixo ou na India num retiro espiritual, mesmo que a sociedade indiana seja fortemente marcada por castas e duma desigualdade social constrangedora perante tanta espiritualidade turistica namaste gourmet. Sim, é um provocação porém nada que não traga no coração há muito. Onde há ego inflado e desigualdade social onde é que reside a revolução social e a espiritualidade libertadora?

Para os curiosos: estou no MASP, Museu de Arte de São Paulo, numa terça em que é gratuito para o povão e é lindo testemunhar vários visitantes de cores e feitios fazerem fila para entrar e onde poderão apreciar obras nomeadamente do Portinari ao invés de esfaqueá-las como os fascistazinhos que nem nos EUA são bem vindos depois do que fizeram no Planato Central. Como é lindo o mundo, mesmo assim, baixar a bola a esses criminozinhos birrentos que desrespeitam a sua própria Constituição e manifestam a sua boçalidade na plenitude. O que aconteceu em 8 de janeiro de 2023 em Brasilia é uma canetada a tinta permanente que depois dessa sermos éticos uns com os outros além dum direito é um dever.

A Piu

Brasil, 21/01/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário