terça-feira, 24 de janeiro de 2023

BONITO SER VICIO! - série: sorria! você está sendo imaginado!



Era a terceira ocasião naquela área de evacuação de necessidades fisiológicas. Hmmm que definição tão pomposa para banheiro, casa de banho, quarto de banho, WC, toiletes, servicios. Sim, em espanhuelo fala-se: servicios. Faz sentido. A pessoa coloca-se ao serviçoa das necessidades fisiológicas. Quem não as tem? Desde o ser mais glamorouso ao autoritário com aparencia de invencivel. Aproveito, em nota de esclarecimento, dizer aqui que quando escrevo no post anterior que " Para mim as redes sociais, como tudo na vida, é para estar ao nosso serviço e não o contrário." Refiro-me a ferramentas, tais como tecnologia, dinheiro, bens materiais e não a seres humanos em especifico e seres vivos no geral. Para mim cada vez se torna mais nitido, principalmente vivendo há 11 anos no Brasil, que eu não vim aqui para ter criados nem ser criada de ninguém, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Estarmos ao serviço dos outros, da vida, do bem comum não é o mesmo que ser serviçal. Já ter um carro dá jeito mas precisamos de ter tantos carros a deambular por este planeta? Ter dinheiro para mim é um meio e não um fim. Quando nos movemos somente por dinheiro algo de muito valioso se perde pelo caminho que no final das contas é a nossa alma e a conexão com tantas outras almas. Alma no sentido de psique, de integridade no propósito de vida não, me refiro às alminhas que transitam entre o céu, o limbo e o inferno.
Ali estou eu entre um vaso sanitário e uma porta toda escrevinhada. Essa prática de escrever nas portas, paredes e nas árvores lembra-me sempre a minha adolescencia. Nunca tive o hábito de escrever, mas curto ler o que vai na alma da pessoa cagona, mijona, menstruada, com vómitos. Há de tudo! Desde as declarações amorosas mais asolapadas, erotismo, vulgaridade, a poesia, filosofia, panfletarismo quando descobrem o Marx e o Trotsky, baboseiras várias. Vá lá freguês! Quer que embrulhe ou vai comer já!
Quando vi estes escritos, já faz umas boas semanas, fiquei a pensar quem teria escrito essa de que era mais fácil parir, mesmo que o bebê saia rasgado, do que aquela pessoa cagar. Ooops defecar. Seria uma mulher cinica e ressabiada com a vida que desprezava quem paria. De onde ela teria nascido? Que relação ela tinha com o seu corpo e com a sua mãe? Um homem? Mas aquele banheiro é feminino, mesmo sendo um espaço cultural onde eu já fiz uma audição para teatro, onde aconteceu uma parte dpo encontro de mulheres palhaças e nesta ocasião um festival de dança, danças à deriva onde o mote é a inclusão. Ou seja, um lugar no centro de São Paulo onde transitam artistas e pessoas ligadas à arte ou que a apreciam. Teria sido uma lésbica? Alguém bissexual, transgénero, queer, intersexual, assexual, pansexual? Era importante saber quem escreveu algo tão misógino e que teve a resposta à àltura: " Você odeia mulheres e mães e usa a metáfora gasta e bolsonarista do cu, gatam? VÁ FAZER TERAPIA."
De facto, este tipo de postura perante as mulheres num banheiro público demonstra que nem toda a gente está preparada para o fim da distinção de banheiros feminos e masculinos. Da minha parte eu quero estar tranquila e sentir-me segura na hora dos servicios. Não expor as mulheres a misoginos e tarados uma vez mais é o minimo que se pede. Ter outra orientação sexual e de génerro fora do cis não concede às pessoas o direito de serem agressivas e ainda acharem que estão muito à frente, que são modernas. Sim, tem essa. Por vezes fico na dúvida se a causa queer para alguns ser viventes, principalmente homens ou vindos desse género que depois mudam ou não, não é uma moda que subscreve o falocentrismo, a soberania do homem sobre a mulher reproduzindo uma caricatura do feminino e desprezando o feminino por consequencia. Para sermos respeitades e que sejam solidáries connosco temos que retribuir na nesma moeda se não é mais do mesmo da MERDA DO PATRIARCADO que os mesmes são vitimas mas retroalimentam. E isso é um (des)ser vicio e não quebra com o ciclo vicioso.
Desculpe, está na fila? Tem papel higiénico?
A Piu
24/-1/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário