segunda-feira, 22 de agosto de 2022

ELAS VIERAM LÁ DA BAHIA SIM!


 Não sei se pode chamar ao Teatro de Arena um teatro de bolso, sei que esse espaço tem história. Ah pois tem tem tem, Ali na Bila Buarque bem do ladinho da Parça Roosevelt esse Teatro já deu que falar. Abriu nos anos 50 como alternativa ao que se fazia na época. Já começoi off e continuou. Ah! Quem nunca ouviu falar do Augusto Boal é xóxóxululu! Sim, o ícone do Teatro do Oprimido passou por lá até este ser detido pela ditadura militar em 1972. O espaço fecha até 1977, e o Guga Boal exila-se como tant@S outr@s no Brasil, nomeadamente o Paulo Freire da pedagogia do oprimido. Em 77 é adquirido pelo governo federal e incluido no Patrimônio da Fundação Nacional de Artes.

Ontem estive lá na matinê de domingão para assistir às " Histórias do Mundão". Que espectáculo bão! Manu Santiago e Ana Tereza da Ocupação Chegança, de Salvador, presenteiam o público de todas as idades com muita qualidade. Atuação brilhante, muita musicalidade, encenação duma limpeza e escuta milimimétrica, dramaturgia leve e profunda passando principios éticos sem moralismo. Uma hora deliciosa de se viver. Uma história contada aos míudos e graúdos sobre a importância de se sair de  trás das telas, telinhas e telões e  revisitar o prazer de lembrar histórias ancestrais  e contá-las com ludicidade, brincar de fazer de conta sem infantilizações. O PRAZER DE ESTAR JUNTO. Tratar o público infanto juvenil como cidadãos inteligentes e o público adulto como cidadãos que podem e devem resgatar a tal da sua criança interior.

Muito bom Manu e Ana! Mil gratinados por nos termos encontrado neste mundão e conhecer este trabalho inspirador. Sucesso para vocês!!! Sonhar e artistar é re existência!

O espectáculo está em cena até 4 de setembro aos sábados e domingos às 16h.

@ateliercheganca

A Piu

Br, 22/08/2022


@

Sem comentários:

Enviar um comentário