Não sei se esta é uma polaroid, aquelas que se tiram na hora e o Andy Warhol até fez uma obra em torno das fotos instântaneas com esquadria branca. Mas o formato é idêntico. Deve ser uma kodak para mais tarde recordar. E aqui estou eu para o fazer. Recordar. Nós, vá. Você que irá ler hoje dia 4 de Setembro de 2021 como em outra data qualquer, quiçá em Dezembro de 2074.
Da esquerda para a direita está o meu primo, depois a minha tia com o meu primo bebé, o meu irmão, a 'nha mãe e eu cheia de estilo com o meu ponche. Estamos em Dezembro de 1974 num passei de fim de semana perto de casa, na Costa do Sol, que depois passaria a ser somente Costa do Estoril porque a vizinha Espanha já tem uma Costa Del Sol. E nessa batalha secular, entre os tugas e os 'espanhuelos', eles ganharam. Porque mesmo assim eles desenvolvem o turismo, escangalhando a paisagem ecológico, há muito mais tempo que os tugas. Além de que eles bebem cueca cuela mesmo antes do fascismo deles cair. Até Abril de 1974 era proibido beber em território tuga a água suja do imperialismo 'amaricano', como muitos chamavam ao limpador de moedas sujas e desentupidor de vasos sanitários.
Passaram-se seis meses depois da revolução dos cravos. Aqui estamos em família. Saímos à rua para passear, enquanto em muitas ruas, fábricas, latifundios, cooperativas, sindicatos vive-se o PREC - processo revolucionário em curso- que duraria até Novembro de 1975. A esquerda esquerda foi vencida. Depois veio a esquerda moderada, a esquerda que virando a esquina era direita, a direita que nestes tempos dizia que era esquerda inclusive maoista! Enfim, pré adolescencias de democracia . Digamos. A partir daí foi uma escalada até ao neo liberalismo em que o marco da entrada de Portugal na comunidade europeia em meados dos 80.
Caro ser tropical: comunismo há muito que acabou, pelo menos na Europa. Portugal foi o último reduto nos idos anos 70 sem estar incluido no Regime Totalitário da URSS que finalizou em 1989 com a queda do muro de Berlim e a Perestroika. Por gentileze! Não faça figuras tristes em afirmar que agora o governo português é comunista ( eu já ouvi isto há bem pouco tempo!), que o PT é comunista ( o PT democratizou o cartão de crédito. Isso é comunismo? Para a elite cafona é porque não suporta que o pobre deixe de ser pobre e muito menos se cruze no aeroporto quando vão para Orlando. Miami ou para Paris. O PT teve muitas falhas, mas promoveu a cultura por exemplo. ,Mas para a elite cafona só a ópera com cheiro a naftalina é que é sublime. Além de nada... Cultura e educação p'ra quê?).
Naquele artigo do Leo Aversa" Mickey, Donald e você - sonho de morar em Portugal ignora crise, desemprego e transforma o europeu no povo mais acolhedor do mundo" concerteza que está a ser irónico ao colocar a foto da juventude comunista como se fosse a juventude portuguesa. Muito bom! Pode ser que assuste os reacionários. Mas não será reacionário não conhecer a sua própria história, muito menos a de um país que um dia foi colonizador deste que acolheu os seus antepassados e muitos NUNCA VIRAM OU TIVERAM INTIMIDADE COM UM INDIGENA OU UM AFRO DESCENTE! Mas agora descobriram a pólvora, perceberam que podem ir lá atrás na porta de serviço e dizer bom dia a essas pessoas e irem para Portugal enfiar o dedo na cara de tudo e todos porque afinal de contas não são eles os colonizadores e ainda tiram uma foto para colocar nas redes sociais a beberem um vinho do Porto na frente dum qualquer monumento histórico, porque é chique, dá estilo e muito bonito. Depois falarei do acolhimento tropical numa outra oportunidade, onde existe realamente acolhimente umas vezes e outras nem tanto.
Honrar os nossos antepassados não é negar a história e colocar o c...zinho de fora. É olhar com dignidade para tudo o que aconteceu e aconteceu, tomar consciência e cada um fazer a sua parte a partir do coração e não de líderes fajutos, tampouco de noticias fake, muito menos de mentirinhas que escutamos vindas de alguém próximo, que nem por isso devemos deixar de amar mas colocar limites para não ser confundido nos hugs/ abraços mal intencionados. Por que a vitória será sempre de quem sente amor, mesmo que demos mancada aqui e ali até deixarmos de dar. Humildade é um caminho muito precisoso e acolhedor.
Beijus e até ao próximo texto!
A Piu
Campinas SP 04/09/2021
Sem comentários:
Enviar um comentário