sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ACASO O ACASO EXISTE?

ATÉ SEMPRE QUERIDO CABETO! QUE OUTROS SE INSPIREM EM TI!




A única certeza que temos é que um dia partimos. Uns acreditam que desencarnamos para reencarnar em algum momento. Outros acreditam que não, que somos somente matéria e que não existe uma continuidade. Outros, os agnósticos ficam ali em cima do muro não acreditam mas até " vai que".

A grande questão é ter consciência da nossa caminhada. Que caminho seguimos e que abrimos mais um pouco para quem vem a seguir. Por vezes " há quem viva sem dar por nada e há quem morra sem tal saber", como canta um grande poeta José Afonso.

Na  passada segunda feira, dia 19 de Agosto, quem pôde comparecer à despedida da passagem do querido amigo Cabeto Pascolato ao sair exatamente às 15h dessa última morada o céu estava escuro e os postes elétricos acessos. Nos meus pensamentos oníricos pensei que até a natureza, o mundo estavam de luto pela sua partida. O céu silencioso parecia que estava carregado de lágrimas e que logo logo iria desabar sobre as nossas cabeças até com rugidos. Mas as árvores não abanavam. O vento estava silencioso. Mal sabia eu que era a fumaça do fogo da floresta Amazônica tinha chegado ao sudeste, ao interior de São Paulo nesse dia ali naquelas horas que nos comovíamos diante do Cabeto, esse grande e querido ativista vegano mobilizador de muitos encontros e debates sobre a defesa dos animais e da natureza.

Na segunda feira passada foi como um abanão na minha alma e no meu espírito para agradecer por todos e todas aquelas que tenho encontrado aqui no Brasil e que duma forma ou de outra estivemos e estamos juntos duma forma solidária, valorizando a existência de cada um e o trabalho que cada um de nós desenvolve. Ao invés de nos focarmos em que nos passou a perna, nos puxou o tapete debaixo dos pés e descuidou da lealdade que uma amizade pede, nós focarmos-nos em quem nos respeita e nós respeitamos. Nessa manhã, logo depois de agendar em Barão Geraldo a mesma apresentação que dei no Como? Espaço Vegano há um ano ou dois atrás do espetáculo "Um Buraco no Céu" cujo tema é a ecologia das emoções e a importância do silêncio para um mundo mais sustentável, recebi a noticia da partida do Cabeto. Deu-me um piripaque, por me ter pego desprevenida. E aí confirmei como o Cabeto e a Maria são para mim pessoas muito queridas e caras assim como algumas pessoas amigas e solidárias que tenho conhecido no Brasil desde que aqui cheguei vinda dum Portugal desmoralizado pelas garras do neo liberalismo.

Na terça voltei a entrar na biblioteca central e lá estavam aquelas duas plantinhas em cima da mesa duma das bibliotecárias. Plantinhas essas que eu já comentara que estavam a durar muito. Nesse dia as florzinhas estavam a murchar mas as folhas de baixo estavam viçosas. Então tive um insight: as flores, que somos nós seres mortais, murcham mas a vida continua a florescer. Se voltamos a ser as flores que nascerão a seguir e se outras flores virão no nosso lugar... Isso é um mistério.

Porém, desejo do fundo do coração que o Espaço Vegano em Barão Geraldo continue a ser um ponto de encontro não só para comer e beber, mas também para pensar outros paradigmas, novas formas de enxergar a vida e proteger a Vida.


CABETO SEMPRE VIVO COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO NO CAMINHO DA SOLIDARIEDADE, GENEROSIDADE E AÇÃO PACIFISTA! ATÉ SEMPRE! VITÓRIA AOS PACIFISTAS QUE NÃO SE DEIXAM ABALAR E ARRASTAR POR NOTICIAS E AÇÕES FAKE, seja no macro como nas micro relações,  E ASSIM ABRIR CAMINHO DO CORAÇÃO QUE NOS LEVA DE UNS AOS OUTROS!


A Piu
Brasil, 23/08/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário