terça-feira, 31 de janeiro de 2017

JE SUIS ANA E TU? ( série: o sublime de nos sublimarmos)

Resultado de imagem para ANA pIU

Ana é uma palavra capicua. Tanto se lê da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita. De cima para baixo e vice versa e troca o passo. Onde eu nasci, lá naquele jardinzinho à beira mar plantado e pranteado, Ana escreve-se só com um “n”. Já na vizinha Espanha pode-se escrever com dois. Já mais acima, em chegando aos Pirineus até à ilha neerlandesa Ana ou Anna pode passar a ser Anne. Um pouco mais para o lado e acima também pode ser Hannah. Em suma, nas línguas latinas: Ana, Anna, Anne. Nas germânicas: Ann, Anna, Antje, Hannah. Nas célticas: Ainé, Anna. Nas Balto-Eslavas: Anna, Ona, Onité, Hanna. Em finlandês: Anna, Anja, Annikki, Anne, Anuuka. Em hebraico: Chanah, Hanah. Vimos então que elas andam aí! Aliás, como as Marias. Não fosse a Maria filha de Ana. Refiro-me à bíblica, porque a minha só é Maria Flor porque no cartório não me foi permitido colocar somente Flor. Mas Maria Flor também é um nome muito bonito. Pelo andar aqui do texto concluo que todos e todas nós somos flores que devemos ser cuidadas independentemente da configuração do nosso nome, origem e credos. Algumas são carnívoras e outras não suportam um lindo ramo de flores silvestres. Eu não consigo imaginar o Trump como uma singela flor. Mas vai que na sua essência é um cravo vermelho e ainda não descobriu! Nunca é tarde! ;) Uma questão de oportunidade existencial.

Tenho evitado dar demasiada importância aos desabafos virtuais acerca do Trump. Esses desabafos são aquém e além mar. É importante estarmos informados e posicionarmo-nos em relação ao andamento global, mas para salvaguardar a minha espiritualidade tenho me focado ainda mais nas relações inter pessoais. Porque esses, no final das contas de toda esta maluqueira, é que contam. De que vale eu me insurgir verborraicamente contra o Trump e o Temer e outros amiguinhos sinistros se eu, no meio dia a dia, não sou gentil solidária, honesta com os demais? Isso é muito sério. Com a devida leveza que devemos trazer no coração, mas é muito sério. De que vale rezarmos, orarmos, meditarmos se só pensamos no nosso bem estar individual?

Ontem houve um atentado numa mesquita no Quebec, no Canadá. Tirando um amigo que é de lá, mas que vive no Brasil, não tomei conhecimento por mais ninguém acerca do atentado. Mas há dois anos atrás, na mesma época, toda a gente falava do “Je suis Charlie” em Paris. Agora pergunto: a vida dum islâmico é menos importante que a dum francês laico? Poderia ainda perguntar acerca das vitimas da guerra da Síria, mais da forma como os refugiados são tratados à chegada  à Europa. Também poderia levantar uma série de questões acerca da importância da vida de uns sobre outros, “somente” por motivos económicos e religiosos. A questão da religiosidade e seus conflitos não é meramente medieval, é muito antes disso. É um atrofio milenar para perpetuar cegueiras espirituais que não passam de disputas de egos, interesses de poder abusivo. A espiritualidade, quando canalizada para nos conectarmos com nós mesmos e com o Todo, isto é com o Cosmos ( conceito tantas vezes banalizado. Logo destituído de sentido profundo) é libertadora. Como diz o outro: A Espiritualidade serve para nos unir. As religiões para nos separar.

A Piu

Brasil, 31.01.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário