sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A ESTÉTICA DA ÉTICA



Escrever, falar, silenciarmos-nos é uma responsabilidade. Compreendermos-nos a nós mesmo e ao 'outro' é uma grande responsabilidade. A liberdade de expressão é uma responsabilidade mas não é nada do outro mundo. É uma questão de exercitar.
Em 1991 "visitei" o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. Vinte anos depois "visitei" em Berlim o Memorial da Vitimas do Holocausto. No último caso, só se tratava da lembrar as vitimas judias. No primeiro lembrava-nos que não foram ""só"" os judeus, assim como os deficientes físicos, os idosos, os homossexuais, a oposição ao nazismo, etc, etc. O higienismo é fascista; não é ético.

No mesmo ano que estive em Berlim, também conheci São Paulo. Nessa cidade eu sinto-me um grãozinho na multidão. Encarar São Paulo é como levar com um balde de água fria sobre os nossos possíveis narcisismos ou aflorar do mesmo como por sobrevivência. Não sei ao certo, porque nunca vivi em Sampa. Mas esse mar de gente oferece a percepção que somos tudo e não somos nada. Facilmente podemos cair em desgraça e sermos esquecidos. Manter a lucidez, mesmo na vulnerabilidade e até mesmo na doença é um gesto nobre.

Sem querer desviar muito o assunto e sim indo por associações de ideias, aproveito para sublinhar novamente que este espaço virtual ,que vamos compartilhando uns com os outros, no meu ponto de vista deve ser ético. E porque não estético? Considero que é ético e estético mantermos uns com os outros uma troca de ideias e pontos de vista com base na comunicação não violenta. Isso nem sempre acontece, quer nos conheçamos pessoalmente ou nunca nos vimos nem mais gordos nem mais magros. Da minha parte eu não entro na página de alguém que nem conheço de lugar nenhum, nem estou adicionada a sua lista de amigos virtuais para escrever de qualquer jeito num tom ofensivo ou dúbio. Acho que é o mínimo. E quando fazem isso comigo, quando entram na minha página, para o fazer eu faço por parar a conversa e ao limite removo ou bloqueio a pessoa em causa. Isto por motivos éticos e estéticos. Éticos porque não há vida para bate bocas, principalmente virtuais e estético, porque faço questão que a minha página emane boas vibrações. Com sentido critico, com opiniões diferentes, indignações e tudo o mais. Mas a vida é tão bela, tão desafiante, tão grande e tão curta para nos determos com energia baixa. Para finalizar, quem não curtir o que eu escrevo, o que eu penso, o meu trabalho NÃO TEM PROBLEMA! Não temos de ser todos iguaizinhos. Mas há uma coisa que deve ficar ciente entre nós: o respeito é muito lindo e não custa dinheiro. Ah! E outra coisa! Viver do nosso trabalho nos dias que (es)correm é um desafio. Principalmente quando se tem filhos. Então, bora lá ser um pouco mais éticos e estéticos uns para os outros.

Gratidão por quem teve a paciência de chegar até aqui

Ana Piu
Brasil, 27.01.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário