quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

@S PALHAÇ@S TAMBÉM CHORAM



Hoje é dia internacional do palhaço, quem diz do palhaço diz da palhaça. Tantas e quantas vezes tenho me perguntado que raio de oficio é este que eu escolhi para mim. Todos, de alguma forma, passamos por essas crises principalmente quando a luta para viver disto é brava e procuramos incesantemente os nossos parceiros, as nossas parcerias. Por vezes a sede é imensa numa paisagem quase inóspita. PARA MIM É IMPRESCINDÍVEL VIVER DA MINHA, DA NOSSA ARTE, MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES. mesmo quando de manhã ao acordar pergunto-me se o que vivo é um devaneio ou é realmente importante para mim e para a sociedade. E a resposta vem sempre igual: "É!".
Muitas horas de trabalho, muito investimento para quê? Não só como entretenimento e sim como algo transformador, desafiador das leis de mercado. O sonho e a utopia, a poesia são importantes senão não passamos duns mortos vivos que não nos questionamos, que não nos permitimos viver no risco de não ser sempre genial em palco. MAS ESTAMOS LÁ! EU ESTOU LÁ OLHANDO DE FRENTE O PÚBLICO! Não só para arrancar risadas, nem sei se é isso que me interessa de facto. e sim tocar o coração, o sentimento, alma. Uma palhaça existencial? Talvez! Uma palhaça que fala com o corpo e com o olhar! Há gostos para tudo. Agora estou a chorar... Chiça!... Acontece. Mas desistir nunca! Haverão sempre aqueles e aqueles que nos reconhecem e nós retribuímos esse reconhecimento, mesmo em tempos de crise de valores ao nível mundial. Aqui estamos para não esquecer que estamos vivos, mesmo quando tudo parece desmoronar à nossa volta.
Ontem fiquei feliz da frase que ouvi numa reunião de trabalhadores do circo, música, teatro e dança para debater sobre as leis de incentivo e fomentos no interior do Estado de São Paulo. Debaixo daquela lona de circo alguém dizia: " Nós somos anjos duma asa só. Temos de voar abraçados." Choro comovida. Chiça! Chorar publicamente é redobrar a exposição da vulnerabilidade do palhaço e da palhaça que abana com esterótipos e ri-se de si mesm@!
Ana Piu
Brasil, 10.12.2015

Ana Piu (PT/BR) na Gala de Solidariedade do 2ºEncontro Internacional Palhaços Vila do Conde — sábado, 17 de outubro, Teatro Municipal de Vila do Conde.

[foto: margarida ribeiro]
 — com Ana Piu em Vila do Conde.

Sem comentários:

Enviar um comentário