sexta-feira, 26 de julho de 2013

ÁGUA DE COLÔNIA DE FRAGRÂNCIAS VÁRIAS ou NOVOS E VELHOS MUNDOS


-Ah se eu pudesse ter escolhido teria escolhido ser colonizado pelos ingleses ou franceses.Sim, porque seria muito diferente! Completamente diferente! Seriamos muito mais evoluídos! Seriamos um país como a USA.
-Sim, é melhor não citar a África do Sul, tampouco o Haiti.
- Fomos colonizados pelos portugueses e foi nisto que deu. São boa gente, mas são lerdos.
- Hmmm compreendo. Pensando a fundo a sua lerdice ela é explicada de uma forma bem sintetizada. Muitos dos portugueses que para cá vieram as suas origens eram humildes, de um país que na época era bastante rural, pobre e analfabeto. Como na Itália. Só que Portugal é mais pequeno e isolado.  Mas olhe que esses traços não são muito diferentes de algumas pessoas daqui que emigram para Portugal para tentar a sorte. Mas chamar-lhes de lerdas é demais, apesar de serem alvo de preconceito também. E de forte e ofensivo preconceito. Nem queira saber! São os fenómenos migratórios. Tá a ver? Mas diga-me uma coisa, O senhor é descendente de quem?
- Meu avô era italiano da parte do pai, minha bisavó da parte da mãe era alemã, minha avó da parte da mãe era portuguesa, meu avô da parte do pai era espanhol...
- E tem índio  ou negro aí no meio?
- Que eu saiba não, mas deve ter.
-Então. pelo que vejo o senhor é que é descendente do colonizador e que deu continuidade a esse projeto.
-Ah mas foram os portugueses!
- Mas acabou-me de dizer que a sua avó materna era portuguesa e tudo o resto eram europeus. Logo, vieram para cá, logo, logo. Entende? Seria bom podermos voltar 500 anos atrás e fazer tudo de novo. Ter sentido de viagem, na mesma, mas e curiosidade efetiva pelo desconhecido e pelo outro,mas sem sentido de explorar o outro, de aniquilá-lo. O que se tem feito até então, desde os nossos trisavós até à data, é dar velhos e caducos mundos ao novo mundo.

A piU
Br, 26. Julho.2013



Sem comentários:

Enviar um comentário