sexta-feira, 30 de setembro de 2022

MALANDRO É MALANDRO, MANÉ É MANÉ*

 Tenho levado vários anos a entender o que significa malandragem. Não é que não conhecesse o termo 'malandro' que entendia como alguém burlão, aquele que dá o golpe, não confiável. Mas não entendia a amplitude da malandragem com ginga. Se estiver enganada corrigam-me: malandragem é querer levar vantagem com um sorrisão no rosto e algumas vezes só para provar a si mesmo que tira onda com alguém que quer fazer passar por mané. Já mané tanto pode ser o ingênuo como o babaca que faz cagada e é descoberto. Nesse caso entre malandro e mané vai a distância dum mindinho. Também percebi que malandragem é uma forma de resistência, herança dos tempos de escravatura e do colonialismo, o escravocrata, o patrão, os padres ou as autoridades impunham algo e quem era ou é alvo de tal boçalidade fazia que obedecia ou se silenciava aparentemente e depois fazia do seu jeito, mantendo a sua identidade. Nesse caso a capoeira é a ginga da malandragem dá re existência, ou não?

Esta é uma das bancas de fruta do Mercado Municipal de São Paulo. Quem me tirou foi a minha amiga Rita que já está na cidade maravilhosa, um dos berços da malandragem. Nesta banca de frutas importadas tivemos uma epopéia. O empregado enfiou-nos goela abaixo um monte de frutas docinhas e desconhecidas, tipo kiwi banana. Uma espécie de poliamor entre frutas que se cruzam despreconceituosamente. Para @s desavisados um tabuleiro dessas frutas eles pedem uma fortuna. Para não chamar de roubalheira. Há que ficar ligad@ para não passarmos por manés. Depois ainda tentam descer o preço que é na mesma uma roubalheira, um assalto "cordial" a quem consideram turistas. No nosso caso chamaram-nos até a balança que ficava escondida atrás da banca e o patrão veio a correr de olho grande fechando com o braço o cubículo. Aqui a Piu suspirou tipo búfalo Bill e disse que apesar de sermos de Lisboa, que também está entrega essas malandragens de caça ao turista, vive há 10 anos em Campinas. " Ah! Então já conhece! Já é brasileira!"
Brasileira não sou. É um facto. Não nasci aqui e porque haveria de renegar a minha nacionalidade, embora ainda ande a desemburrar do descaso de Portugal em relação aos portugueses e do que se tornou:. um parque temático caríssimo que não é para de quem é de lá. Isto confirmado por várias pessoas, familiares e amigos. Enfim... Portugal não tratará os portugueses como manés incentivando quem vem de fora a investir com benefícios fiscais enquanto os tugas pagam impostos até a testa?
Hoje ao tirar um café numa daquelas máquinas um sujeito pede ajuda. "Você é portuguesa?" e ri-se. " Qual é a piada? É o sotaque? A nacionalidade?" ; "Minha mãe é portuguesa."
Piada é alguns brasileiros irem para Portugal deslumbrados." Chaissa! Respondi está que foi mais forte que eu mas eu já prometi para mim mesma meditar mais e andar sempre com a minha japamala para o hoponopono... Saiu... Depois comecei a rir ao imaginar o sujeito rindo a vida inteirinha sempre que a mãe fala, alegre ou zangada dando uma bronca no dito ou triste porque não sabe porque esqueceu da receita do bacalhau a Gomes Sá e aqui as azeitonas não teem o meu gosto... O homem vem pedir desculpa dizendo que os brasileiros como ele sempre acham graça a alguém da Europa... Para não lhe levar a mal. Pronto, também não sei o que há de risível em ser da Europa ou da África ou da Ásia ou da América ou da Oceania mas prometo que vou descobrir. Agora deu-me vontade de comer melancia nacional daqui mesmo. É nutritiva e hidrata e isso é muito bom em qualquer parte do mundo sempre com aquela ginga do bem viver sem necessidade de passar a perna nem levar vantagem só porque sim.
Falou! Inté galerada!
A Piu
Campinas SP 29/09/2022
* expressão carioca



Sem comentários:

Enviar um comentário