quarta-feira, 27 de abril de 2022

RECORDAR É 'BIBER' - série: filha da madrugada


 Para todos os efeitos eu não faço parte do pessoal, da galerada que troca o os vês pelos bês. Isso é mais a norte, 'táshaber'? Mas desta vez, aqui no titulo troco e assim várias recordações chegam até ao 'vevé' que ainda habita dentro do meu ser. 'Biber' remete-me a beber, logo a 'auga' que era como dizia uma das avós ao se referir a água. Como com essa á ( avó) eu não tinha uma convivência diária um dia, vai-se lá saber porquê, eu corrigia:" Não é auga é água. ". No mesmo momento senti as bochechas ficarem quentes. Senti vergonha de mim mesma de corrigir uma avó do qual eu não tinha tanta proximidade e sabendo que ela não sabia ler nem escrever, como a á que me cuidou e deu 'puta' docinha da época. Estão a ver como as palavras podem ganhar outros sentidos que não os maliciosos? Até hoje não sou muito amiga da malicia, daquela intençãozinha duvidosa que tudo o que se escuta, vê e se pensa é putaria. A pessoa fala que tem um amigo ou que pediu um autografo a alguém e a outra pessoa já leva para um lado da suruba, da putaria vá. Enfim... Cada um com as suas referências e inseguranças.

Quando dizia 'enco' referia-me a banco. Acredito que me referia a um banco para sentar. Essa de falar dos bancos como principais responsáveis das crises financeiras veio algumas décadas depois.

Comecei a gatinhar ( engatinhar em português do Brasil)  no dia 8 de Agosto de 1974. Mas ainda não tive fôlego para participar das cooperativas populares e acredito que ainda não conhecesse a palavra camarada. Movia-me mais pelo território doméstico sem grandes massas populares.Com um ano e um mês, Outubro de 1974, comecei a andar mas também era ali por casa. Os vizinhos de baixo que eram um tanto sei lá o quê queixaram-se que se escutava eu a gatinhar e depois a andar. Pelo menos era isso, ao passo que eles de vez em quiando discutiam de tal forma que era de ruborizar as paredes e as portas das redondezas. Eram todos muito amigos mas quando dava para o torto as linguas sujas se estendiam feito tapete vermelho encardido. Se viver com vizinhança é desafio do camandrio, imagina em coletivo. Primeiro precisamos de nos auto educar com profundidade.

No dia 10 de Outubri de 1973 comi a minha primeira papinha ( mingau) Cerelac. sem comentários em relação à multinacional suiça. Adiante. Já os dois primeiros dentes começaram a nascer entre o dia 19 de Março e 20 de Março de 1974. Foi por essa época que houve uma tentativa do primeiro golpe de Estado que se veio a realizar do dia 24 para o 25 de Abril de 74.

Caí pela primeira vez no dia 14 de Abril de 74, no domingo de Páscoa. Pronto. Quem se ergue também cai para depois voltar a se levantar. Segundo a minha mãe que foi quem escreveu este testemunho com a sua bela letra, nada a ver com a minha, caí da sua cama e chorei assustada. Pronto, também é real. Devo ter chorado tanto que já já ninguém me podia ouvir que decidiram pôr fim em 10 dias ao fascismo que durou 48 anos que é a idade que tenho hoje e continuo a curtir falar de coisas sérias como se de babozeiras se tratassem.

A Piu

Brasil, 27/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário