A dia 8 de Maio de 1945 a 2ª Guerra Mundial terminou Com a Vitória dos Aliados ( vários países da Europa, onde não está incluído Portugal fascista da época miserável, analfabeto e imperialista, EUA e Rússia entre muitos países de outros continentes) contra a Alemanha Nazi, tendo como seus comparsas a Itália fascista e o Japão. Porém, a Alemanha nazi a comandar o totalitarismo. A guerra durou entre 1939 e 1945. Você conhece alguém que viveu nessa época? Eu conheço muita gente, além dos meus avós que nasceram entre a década de 10 e 20.
Sophie Scholl faria hoje 100 anos!!! Uma resistente alemã anti-nazi de Munique que foi condenada à guilhotina juntamente com o companheiro de organização Rosa Branca e o seu irmão à guilhotina em 1943 por tentarem alertarem o povo alemã através de panfletos. Vale a pena conhecer a história destes jovens estudantes universitários que morreram por uma consciência maior e pelo amor à vida de todes.
A minha avó Rosária nasceu um ano depois, em 1922. A minha avó era filha de camponeses portugueses. Foi à escola durante 4 anos, entre 1928 e 1931. Aprendeu a ler e escrever. Em 1933 o Estado Novo/ Salazarismo/ Fascismo sobe ao poder até 1974. Até 1974, 90% da população era analfabeta e vivia no limiar da miséria, tirando um outro funcionário de Estado, outros tantos pequeno burgueses coniventes ou não com o governo e senhores latifundiários. Esse é " o meu Portugal" onde os meus avós nasceram e cresceram e tiveram filhos. Por favor, gente de esquerda do bem privilegiadas, ou que se acham assim, do Brasil não tentem ensinar e dar lições de moral assentes em achismos aos tugas. ( com os coxinhas convictos prefiro distância democrática sem bate boca). Voltemos aos da esquerda do bem que podem dizer: ' Ai não sei se vou para Miami ou pra Portugal. Talvez passe por Paris. Brasil não tá com nada!" Que zzzz tentar convencer os tugas do lado lá do lá para lá das hierarquias e status que em Portugal são só colonos ou muito primeiro mundo. Bora nos informar e empatizar com as pessoas? Xim? Não cutuquem muito, ou cutuquem sim, os tugas de origem camponesa e operária que são trabalhadores e nunca cresceram com babás, jardineiros, manobristas e outras m.... das escravocratas. Nomeadamente condomínios fechados de portarias chatas e burocráticas onde ainda existem portas de serviço. E para visitar alguém precisamos quase de fazer marketing de nós mesmes. Lições de moral. ora com falas de desprezo ou de deslumbramento, achando que Portugal equivale-se à Dinamarca. E na hora da verdade desprezam os necessitados - não é toda a gente claro!! - Dá licença... O achismo é uma forma de ignorância que nos cega e nos ensurdece, tornando-nos rígidos para a solidariedade. Por exemplo de mães trabalhadoras, independentemente da sua nacionalidade. E PRINCIPALMENTE!!! TENHAMOS HUMOR (DES) CONSTRUTIVO PARA RIR DE NÓS MESMES! Principalmente quando achamos que estamos a pensar pela nossa cabeça e só estamos a reproduzir achismos superficiais.
Hoje, dia das mães no Brasil, sendo que o dia da mãe em Portugal foi no domingo passado, e sendo a inda que o dia das mães é todos dias. Presto assim homenagem a esta Mulher alemã que morreu pelo Amor e pela Liberdade na mão dos nazis. VIVA A VIDA!!!! SEM MENTIRAS, SEGUIDISMOS, TOTALITARISMOS, AUTORITARTISMOS E OBSCURANTISMOS! VIVA A MÃE TERRA, A AVÓ LUA E O AVÔ SOL COM O SEU GRANDE SÉQUITO ESTRELAR. VIVAM OS POVOS ANCESTRAIS QUE NOS FAZEM LEMBRAR QUE SOMOS UM TODO.
Este é o último panfleto destes três sujeitos da foto, redigido em 1943:
Nós crescemos em um Estado no qual toda a livre expressão de opinião é inescrupulosamente suprimida. A Juventude Hitlerista, a SA, a SS tentaram nos drogar para nos revolucionar, para nos arregimentar durante os mais jovens e promissores anos das nossas vidas. “Formação Filosófica” é o nome dado ao método desprezível pelo qual nosso desenvolvimento intelectual em nascimento é abafado por uma névoa de frases vazias. Um sistema de seleção de líderes ao mesmo tempo inimaginavelmente diabólico e tacanho treina seus futuros figurões do partido na “Castles of the Knightly Order” para se tornarem homens sem Deus, insolentes, exploradores sem escrúpulos e executores — cegos, puxa-sacos estúpidos do Führer. Nós, “Trabalhadores Intelectuais”, são os que devem colocar obstáculos no caminho desta casta de senhores.
– Tradução feita com base no sexto panfleto já traduzido para o inglês por Fabíola Queiroz in: https://medium.com/.../sophie-scholl-e-a-rosa-branca...
" O sol ainda brilha", foi uma das últimas frases de Sophie Scholl.
A Piu
Sem comentários:
Enviar um comentário