" (...) Sentávamo-nos respeitosamente a ouvir a palavra dele. Era uma coisa aterrorizante, e nos últimos tempos do regime, em que ele era omnipotente, ouvíamos aquilo para saber o que iria ser a nossa vida. E com medo. O que nos vais sair daqui? Se ele dissesse " vamos matar a malta com o nariz comprido", no dia seguinte começariam a matar a malta com o nariz comprido. Se o Dr. Salazar dissesse " vão para Angola", nós íamos para Angola. Se dissesse " esperem um bocadinho", nós esperávamos. Se dissesse " não queremos aqui Coca-Cola", não havia aqui Coca-Cola, se dissesse " rendas continuam fixas", as rendas ficavam fixas...Ouvíamos quietos e a tremer de medo."
Valente, Vasco Pulido "João Céu e Silva" editor: Contraponto Editores, março de 2021
Sim, as datas são necessárias para não esquecermos de lembrar de não esquecer. Nem sempre servem para comemorar e sim para que todos os dias do ano, sejam estes bissextos ou não, acordemos de manhã e falemos aqui só para nós, nesse diálogo interior que dispensa tagarelice da mente: " Eu sou livre! Eu sou livre! Fascismo nunca mais! Fascismo Nunca mais! A relação que eu estabeleço com os demais é de respeito e cuidado. A relação que eu estabeleço comigo é de respeito e cuidado. Quem não preza a sua liberdade consciente e a liberdade de terceiros eu desejo profundamente que tenha a oportunidade de se rever."
No dia 28 de Maio de 1926 houve um golpe militar em Portugal, instaurando-se uma ditadura militar para derrubar o Republicanismo até 1933, onde de seguida o ditador fascista Salazar sobe ao poder. Este morre em 1970, mas o fascismo continua até 1974. Em 1975, os países africanos ganham a sua independência do imperialismo português.
Desde 1926 que a oposição ao regime passa a ser perseguida e entra na clandestinidade. Muitos são presos e enviados para o presidio politico do Tarrafal em Cabo Verde onde nunca mais voltam. Em Peniche e Caxias, perto de Lisboa, muitos estiveram presos. Um deles foi o Álvaro Cunhal, líder do Partido Comunista Português, durante oito anos tendo conseguido fugir em 1960 e se exilar na Roménia. O partido comunista português teve um papel significativo contra o colonialismo fascista. isto é, eram anti colonialistas. Dos anarquistas, ou anarco sindicalistas, é necessário garimpar a História pois além de reprimidos pelas forças fascistas também o foram pelas forças comunistas. A História não é linear, meus caros leitores! O regime soviético teve um líder, Stalin, que era fascista e perseguiu, prendeu, torturou e matou os aliados duma causa primeira: dignidade e igualdade para os trabalhadores do proletariado e do campesinato.
Porque as massas vão atrás dum líder e de mentiras? A resposta talvez seja encontrada no trecho do Pulido Valente: intimidação, terror, medo, perseguição. Uns conseguem reunir forças para abrir caminho, outros resignam-se. Julgar de fora as resignações é muito fácil... Vai lá viver a situação e depois volta para contar. Para mim, das únicas coisas que custam a descer é a sacanice, a cobardia de delatar alguém gratuitamente. De esquecer a solidariedade de quem é oprimido. Bom, no fundo no fundo almeja atingir igualmente um lugar de poder mesquinho para que a sua pele subserviente sobressaia e ilusoriamente se dê bem num panorama sombrio e frio.
Agora façamos essa pergunta para as nossas relações micro, até para nós mesmes: quais são as vezes e quantas que eu sou carrasc@ de mim mesm@?, quais e quantas vezes eu sou déspota, reacionári@ com quem é (supostamente) diferente de mim ou com quem eu acredito amar e juro a pé juntos que só quero o bem?
VIVA A LIBERDADE! VIVA A VIDA! VIVA NÓS, OS NARIGOODIES DE NARIZ COMPRIDO, REDONDO, ACHATADO, PIQUENINO, DE NARINAS LARGAS E ETC E ETC! E VIVA O PODER DE PENSAR A PARTIR DO CORAÇÃO! E DE AMAR COM PROFUNDIDADE!
E você, estimade leitor? O que conhece da História do seu país e do país de onde os seus avós ou bisavós vieram?
A Piu
Campinas SP 29/05/2021
The Goodies: The Goodies foi uma série da televisão britânica exibida nos anos 1970 e inicio de 1980.A série, que combina sketchs surreais com comédia de situação, foi exibida na BBC e em Portugal na RTP.
Good: bom em inglês.
Goodies: guloseimas em inglês.
God: Deus em inglês.
Dog: Cão/ cachorro em inglês;
" God save the queen": " Deus salve a rainha" em inglês.
" Dog shave the queen": Cão/ cachorro barbeie a rainha.
malta: pessoal, galera, galerada, rapaziada
foto: estética entre a Cindy Lauper e Bjork... Cof cof ihihih
Sem comentários:
Enviar um comentário