sexta-feira, 1 de maio de 2020

O TRABALHO ,A SOLIDARIEDADE DIGNIFICA-NOS COM AMOROSIDADEum mergulho interior para sabermos como queremos caminhar e com quem

Paula Soares Pleuger



Hoje é dia 1 de Maio. Dia do trabalhador, da trabalhadora, de nós trabalhadores. Valorizarmos o nosso trabalho é o primeiro passo para que defendamos o mesmo e este possa ser valorizado. Bem sabemos que uma grande parte da população, nomeadamente alguns governos que sobem ao poder não valorizam a cultura, a arte, a educação. Como não sou eleitora brasileira não tenho direito a voto em território brasileiro, o que até um certo ponto ameniza aquelas enxaquecas e achaques acrescidos em época de eleições. Mas, como cidadão do mundo, tenho assim como outros " estrangeiros" opinião sobre a situação do Brasil e outros países. Aliás, quando eu e muitos de nós decidimos viver numa país é porque de alguma forma já conhecemos parte da cultura do mesmo. Da minha parte devo compartilhar a a minha grande admiração por artistas como o Gilberto Gil, o Caetano Veloso, a Elis Regina, Criolo, Rita Lee, Laerte, Millor, Clarice Lispector, o Jorge Amado e muitos e tantos artistas brasileiros de todas as gerações até à data. ESSA É UMA DAS RAZÕES POR ESTAR NO BRASIL! É muito inspirador a diversidade, a criatividade, a re existência neste imenso território. Como portuguesa não troco o Brasil por Portugal ou até mesmo por outro país, até ao momento. Também me pergunto inúmeras vezes o porquê de tantos brasileiros quererem " neste momento" viver em Portugal - salvo seja, porque as fronteiras estão fechadas e torço pelos meus familiares, amigos, conterrâneos e todos que habitam o meu país de origem ficarem a salvo desta " gripezinha" . Pergunto-me ao fim de oito anos de estar aqui pois nunca senti um grande interesse e empenho por parte dos brasileir@s que tenho conhecido, e muit@s são muito querid@ amig@s de coração em saber realmente de que realidade nós portugueses e portuguesas viemos e o que nos fez sair de Portugal. Porque afinal de contas nós somos trabalhadores e não colonos nem exploradores. Que o preconceito recue aqui e agora! Por vezes só me vem à ideia aquele chavão: " Querer se dar bem!..." Quero acreditar que a razão seja muito maior. Tipo:" Vou para Portugal porque admiro aquela sociedade, as pessoas que lá vivem e criam novas formas de se relacionar e criar. Vou para contribuir para uma sociedade melhor e mais justa ao invés de usufruir com base em ideias feitas." Bom, esse é o motivo pelo qual eu estou no Brasil. Enfim, mesmo assim um governo que teve um ministro da cultura que era o Gilberto Gil já fazia uma grande diferença do sociopata que está aí a atrapalhar quem está a trabalhar para travar o corona vírus. Na verdade eu já nem sei o que é melhor!... Mandarem embora esse Coiso e colocarem um general no lugar dele ou deixa-lo espernear com as suas baboseiras. Mas também acho que agora mais do que nunca, quem acredita na igualdade de oportunidades e numa sociedade mais justa deve ficar no Brasil. Não enxergo os brasileiro que estão em Portugal como exilados, assim como eu já não me enxergo como uma exilada que achava que poderia contribuir por Portugal. Primeiro foi raiva, depois desânimo e hoje compreensão. Estamos entregues à lógica neo liberal e eu continuo a procurar parcerias, companheiros e companheiras de caminhada sem dogmas e sim com energia vital e criativa.
Uma coisa eu sei! Eu quero estar do lado de quem valoriza a felicidade, num caminho de auto conhecimento, de quem valoriza o Amor, num caminho de mim para o outro, e de quem valoriza o seu trabalho e dos outros, solidarizando-se ao invés de boicotar.
VITÓRIA AO AMOR, AO ENTENDIMENTO, À SOLIDARIEDADE!
VIVA O DIA D@S TRABALHADORES!!!!
A Piu
Bulhão Geral Zen Kampinas SP 01/05/2020
colagem: Paula Soares Pleuger

Sem comentários:

Enviar um comentário