terça-feira, 10 de maio de 2016

OS NOSSOS OLHOS QUANDO OLHAM DE FRENTE O MEDO ILUMINAM A SOMBRA E ESTA DEIXA DE EXISTIR ( série: obscurantismo nunca mais!)

" A religião separa as pessoas, a espiritualidade une-as", comenta um ator do filme " Hecho en México". Acrescento então: " Os partidos, as ideologias separam as pessoas, os princípios éticos unem os seres humanos". A tortura, a ameça, a perseguição, a desdignificação do trabalho e em última instância o genocídio do próprio povo é desumano.
Digo abertamente que a instituição igreja católica apostólica romana tem cometido atrocidades ao longo dos séculos, tanto no velho como no novo mundo. Em nome da evangelização tem erradicado identidades outras além de usurpações várias. O Vaticano é riquíssimo materialmente falando. Eu não subscrevo essa e outras instituições, sejam religiosas como politicas. Não subscrevo nenhum na realidade. Evangelizações e lavagens cerebrais atentam a minha capacidade de pensar pela minha própria cabeça. Desculpem, ninguém é perfeito!... Mas respeito quem busca a sua transcendência e e leveza no coração. Independentemente da religião e se a tem ou não. Há variadíssimas formas de alimentar, nutrir a nossa espiritualidade e os nossos princípios de justiça social, que é essencial para uma ecologia emocional.
Mas se há um papa que é solidário em não aceitar o inaceitável ele merece respeito, porque respeita a vida. O Brasil sofre dum grave problema. O Brasil ainda vive na cultura do coronelismo em todas as suas vertentes. Sejam estas no contexto dos coronéis de carne e osso, seja em contextos mais urbanos em que as relações de poder são sucedâneos desse coronelismo. Enfim, uma mentalidade que vai dos mais intelectualizados aos menos intelectualizados, cuja argumentação traduz-se em autoritarismo, comunicação violenta e força bruta. Isso é inaceitável. Seja em doses maiores ou menores.
Este é o momento de pormos a mão na consciência em relação ao trato que temos uns com os outros no nosso dia a dia. No fundo estarmos muito gratos de sermos encostados à parede para relembramos que a LIBERDADE não é um dado adquirido e sim algo que se conquista e se cuida diariamente com quem nos está próximo e distante, também.
Ana Piu
Brasil, 10.05.2016

https://www.brasildefato.com.br/2016/05/10/papa-recebe-leticia-sabatella-para-falar-de-golpe-no-brasil/index.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário