quarta-feira, 27 de abril de 2016

SERÃO SÓ OS HOMENS QUE SÃO MACHISTAS? ( o regresso da Dótora Lorena)



querid@s leitor@s, após uma longa pausa sabática a Dótora Lorena volta para responder a algumas dúvidas existenciais transversais a todos os géneros e tipos de seres viventes. 
Hoje, nos dias que (es)correm pelos dedos ora lenta, ora fugazmente  o que traz aqui Dótora Lorena é uma das grandes dúvidas existenciais sociais da contemporaneidade atual: "Serão só os homens que são machistas?"

Vamos por partes. Machismo é uma posição, uma postura, uma visão do muindo em que uns tem de ser mais fortes que outros. Essa força é uma força bruta. Uma força de competição e desprezo pelo próximo. Deste modo e maneira também há mulheres que potencializam essa força. A força do ego que ecoa as suas inseguranças, vaidades e ideias fixas e obsessivas em relação às relações que estabelecem com os demais.

Como se manifesta uma mulher machistas? Do mesmo modo que um homem machistas, eventualmente com outros artifícios. São possessivas, ciumentas por tudo e por nada, ingratas diante do amor, gostam de fazer joguinhos de equivocos para aquilo que não é passa a ser e vice versa e troca o passo.

Uma mulher machista, assim como um homem machista, não escuta com o coração pois o ego ecoa tanto que só os seus prazeres imediatos são importantes. A mulher machista pode ser a amiga que não deseja felicidade para o amigo, mas sonsamente faz-se de amiga, para na primeira oportunidade difamar ( em  privado ou publicamente) o amigo, o amante, o namorado, o companheiro, o parceiro que é machista.

Uma postura machista não se coaduna com lealdade, pois a lealdade é confiança que se estabelece entre as partes. E o machismo só vislumbra uma parte.

Por hoje é tudo da vossa querida Dótora Lorena, aquela que não quer ter a alma pequena.

Braziu, 27.04.2016








Vivienne Westwood. Paris, October 2009. © Paolo Pellegrin/Magnum Photos.
Ser cosmopolita já ajuda a erradicar os ismos manhosos que se melodeiam na teia social

© #NewshaTavakolian/#MagnumPhotos
É importante erradicar os machismos tanto da parte dos homens como das mulheres. Essa erradicação tem a ver com po poder de Sermos. As luvas são meros símbolos, analogias dos dias a dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário