sexta-feira, 1 de abril de 2016

O IMPÉRIO QUE VIROU ATLÂNTIDA ( SÉRIE: É desta que consigo tomates suficientes no aeroporto da Portela para um belo gaspacho)

A esta altura do campeonato ele há coisas que a alma fica a modos que aparvalhada, bobalhona. Por exemplos, quando "aquele bom português ou espanhol", já não afalando dos ingleses, belgas, franceses e outros, acham que são muita mas muita bons, os melhores até, em relação aos 'outros", os das ex colónias.
Mas o que a minha alma fica mesmo dormente é em relação aos tugas, que são os que conheço melhor por eu própria ser tuga. Então não é que alguns destes patrícios chegam em terras de África, por exemplo, e acham que são os tais como se viessem da Escandinávia e Portugal fosse o topo de gama?! Tá bem! Na Tugolândia não tem musseques, favelas das dimensões das tais ex colónias, mas convenhamos que o tal do Império virou uma Atlântida de saudosistas e falidos desempregados que precisam de migrar. Alguns são fascistas e outros até anti fascistas! Olha a aparente contradição!
Há uns tempos veio-me cair às mãos um livro da Simone Beauvoir em que ela descrevia a sua visita ao Brasil em meados dos anos 60. Encontrou vários exilados políticos portugueses anti fascistas que defendiam que "Angola tinha de continuar a ser nossa!"e falar uma coisa dessas no Brasil!..... Um anti fascista imperialista. Que mistura bizarra! Enfim, ele há de tudo nesta vida. O que nos resta e até pode salvar é perguntar a nós mesmo e responder com honestidade de que lado estamos da vida e que respeito consagramos à mesma.
Ana Piu
Brasil, 01.03.2016


Sem comentários:

Enviar um comentário