sexta-feira, 29 de abril de 2016

AS TCHUCHUCAS TATCHERS DE QUEM ALGUNS HOMENS E MULHERES PERTENCENTES AO PATRIARCADO SÃO "VITIMAS" ( no fundo somos vitimas das nossas próprias visões e escolhas)*

Quando as mulheres buscam formas sutis de exercer poder, tornam-se uma caricatura de si mesmas. Se buscam afirmam sua individualidade em um contexto onde predomina o masculino, só podem fazê-lo competindo. Desta forma, sob leis do patriarcado, temos desenvolvido uma atitude estereotipada em relação ao masculino e uma atitude em relação ao feminino.
Quando atribuímos o inconsciente ao feminino, e este às mulheres, elas passam a exercer o papel de detentoras e mediadoras das emoções dos homens. Isto lhes confere um poder que passa a ser temido e denegrido, pode estar baseado essencialmente na beleza física, na sensualidade, na capacidade de sedução e manipulação.
(...) Resgatar o feminino, portanto, é libertar homens e mulheres de um aprisionamento em categorias de ser, rigidamente diferenciadas: feminina passiva ou masculina e ativa.
Koss, Monika von "Feminino + Masculino uma nova coreografia para a eterna dança das polaridades" Coleção ensaios Transversais, São Paulo, 2004.
* o titulo é de minha autoria- Ana Piu

Sem comentários:

Enviar um comentário