A Vila São João tem charme porque respiramos natureza e que nos lembra que da terra e das raízes das árvores viemos e como num voo de pássaro a nossa passagem pelo planeta terra é efêmera. Como tal sufocar o planeta terra com asfalto e construções verticais é uma das variantes da violência, uma imaturidade no que toca ao que é ecologicamente sustentável. Tanto a nível ambiental como emocional.
Viver na Vila São João é ainda ter a oportunidade de acreditar que o Brasil poderia ser um imenso Sitio verdejante com clareiras e sombras, onde os carros nãos são mais importantes que os seres vivos.
Há uns anos atrás, quando ainda vivia na cidade de Lisboa em Portugal, um amigo que é alemão comentava que os poucos quintais existentes na cidade as pessoas cobriam-nos de cimento. Esse amigo lembrava ainda que qualquer pedacinho de terra numa cidade na Alemanha era tido como um privilégio. Enfim, dialéticas da industrialização. Daqueles que a conhecem até aos seus limites e a renegam e daqueles que ainda acham que viver no meio do cimento e asfalto é muito evoluído. Já é tempo de aprendermos uns com os outros.
VIVA A VILA SÃO JOÃO DE CAMINHOS DE TERRA, ÁRVORES, PÁSSAROS, CRIANÇAS NA RUA E FESTAS EM CASAS PARTICULARES ENTRE AMIGOS!
Ana Piu
Br, 14.04.2016
Essa entrada com vitral hoje não existe mais. Mas em vez de asfaltarem o bairro seria uma boa ocasião para recuperar essas obras de arte. Usar a mesma energia mas num sentido mais estético e ético. |
Sem comentários:
Enviar um comentário