quinta-feira, 14 de abril de 2016

O CHARME DA VILA SÃO JOÃO

A Vila São João tem charme porque tem charme. E o que é ter charme? O óbvio não é óbvio para todos, logo o que é charme para uns não é  para outros. Seria óbvio todos nós termos direito a uma habitação digna, em que a insalubridade não fosse naturalizada. Ter saneamento básico e recolha do lixo assim como a sua separação para fins recicláveis seria algo que deveria fazer parte do nosso dia a dia. Mas não faz. Muitos acham super charmoso viver em apartamentos de luxo, todos empoleirados até ao vigésimo sétimo andar ou viver em mansões como se fossem protagonistas dum filme de Hollywood. Eu acho cafona, mas há quem não ache. Por isso cada um procura onde se sente melhor, na medida em que quer e pode. Só continuo a considerar que as nossas escolhas não devam ser direta ou indiretamente perpetuadores da desigualdade social, porque a desigualdade é uma violência e a violência é uma manifestação da imaturidade espiritual. E para ter espiritualidade não precisamos de seguir religiões formatadoras, assim como ser politizado não significa que sejamos soldadinhos de chumbo de um qualquer partido. Somos dotados de inteligência, e a emocional é que faz de nós  gente de verdade.

A Vila São João tem charme porque respiramos natureza e que nos lembra que da terra e das raízes das árvores viemos e como num voo de pássaro a nossa passagem pelo planeta terra  é efêmera. Como tal sufocar o planeta terra com asfalto e construções verticais é uma das variantes da violência, uma imaturidade no que toca ao que é ecologicamente sustentável. Tanto a nível ambiental como emocional.

Viver na Vila São João é ainda ter a oportunidade de acreditar que o Brasil poderia ser um imenso Sitio verdejante com clareiras e sombras, onde os carros nãos são mais importantes que os seres vivos.

Há uns anos atrás, quando ainda vivia na cidade de Lisboa em Portugal, um amigo que é alemão comentava que os poucos quintais existentes na cidade as pessoas cobriam-nos de cimento. Esse amigo lembrava ainda que qualquer pedacinho de terra numa cidade na Alemanha era tido como um privilégio. Enfim, dialéticas da industrialização. Daqueles que a conhecem até aos seus limites e a renegam e daqueles que ainda acham que viver no meio do cimento e asfalto é muito evoluído. Já é tempo de aprendermos uns com os outros.

VIVA A VILA SÃO JOÃO DE CAMINHOS DE TERRA, ÁRVORES, PÁSSAROS, CRIANÇAS NA RUA E FESTAS EM CASAS PARTICULARES ENTRE AMIGOS!

Ana Piu
Br, 14.04.2016


Essa entrada com vitral hoje não existe mais. Mas em vez de asfaltarem o bairro seria uma boa ocasião para recuperar essas obras de arte. Usar a mesma energia mas  num sentido mais estético e ético.

Sem comentários:

Enviar um comentário